• Matéria: Sociologia
  • Autor: andreacarvalho32
  • Perguntado 5 anos atrás

Segundo a exposição de Cecílio, Bernardo e Curi (2019) acerca dos desdobramentos da condução da política de saúde no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990, o Serviço Social esteve intimamente relacionado à defesa do projeto sanitarista, com ênfase na implementação efetiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme as autoras, a perspectiva crítica do Serviço Social define a saúde como direito social no projeto sanitarista e como mercadoria no projeto privatista. CECÍLIO, Daniele Moraes; BERNARDO, Rafaela Cristina; CURI, Silviane Del Conte. Seminário Temático em Saúde, Educação e Habitação. Maringá: Unicesumar, 2019. Diante dessa tema, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas: I – A preocupação de cunho marxista com as desigualdades que determinam a questão social a partir da contradição capital x trabalho é estruturante do papel de assistentes sociais no âmbito da saúde. POR QUE II – Os limites do acesso da população em geral a serviços específicos, que deveriam ser garantidos a todos, reflete a perspectiva econômica neoliberal de favorecimento de elites econômicas e empresas privadas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 2: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


jubl10: alternativa 5

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
14

A alternativa correta é a 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O serviço social apresenta importante relação com a defesa do projeto sanitarista, em especial, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, a perspectiva do Serviço Social é crítica e define a saúde como um direito social no contexto do projeto sanitarista.

A preocupação de cunho marxista com as desigualdades foram determinantes para o contexto da contradição capital x trabalho. Sendo um fator estruturante para os assistentes sociais e profissionais da saúde.

Bons estudos!

Perguntas similares