A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música por meio de uma notação musical. A escrita permitiu que as músicas compostas antes do aparecimento dos meios de comunicação modernos pudessem ser preservadas e recriadas novamente. A escrita musical permite que um intérprete toque uma música tal qual o compositor a prescreveu. Acerca da ‘’Notação e Escrita Musical’’, marque a opção INCORRETA. *
2 pontos
Os sistemas de notação musical existem há milhares de anos.
A notação musical tem por objetivo descobrir o timbre da música em que se colocam as notas.
Na Idade Média, o sistema de notação musical eram os Neumas, usados no Canto Gregoriano.
Cientistas encontraram escritas musicais provenientes de regiões Egípcias e Mesopotâmicas.
Respostas
Resposta:
A opção incorreta é a segunda opção: "A notação musical tem por objetivo descobrir o timbre da música em que se colocam as notas."
Explicação:
O timbre é uma representação sonológica, que se dá a partir da interação de inúmeras propriedades estáticas e dinâmicas do som.
O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento. O timbre é também denominado qualidade do som, pois é uma propriedade dele.
O que determinada o timbre do som é a clave, figura colocanda no início do pentagrama, que determina a altura e som das notas musicais, e portanto, o timbre, a representação sonológica.
O objetivo da notação musical é o de representar um conjunto de sinais gráficos que simbolizam uma cadência de sons, possibilitando a leitura de um músico e consequentemente o desenvolvimento de uma canção