Para se aplicar corretamente determinada técnica ou ciência, uma das etapas fundamentais é estabelecer terminologias adequadas aos conceitos utilizados, na gestão de custos aplicada ao setor público não é diferente. Compreender corretamente as diferenças entre Gasto, Desembolso, Investimento, Custo, Despesa e Perda é fundamental para a utilização das ferramentas e informações de custos.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I – Desembolso é o pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço, em sua essência representa uma saída de recursos (dinheiro) da empresa.
II – Investimento representa a aquisição de um determinado bem que, em razão de sua vida útil, espera-se obter benefícios em períodos futuros.
III – Custos representam bens ou serviços gastos na produção de outros bens e serviços.
IV – Perdas são consumos de bem e serviços de forma anormal e involuntária.
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
Todas as alternativas estão corretas.
Gasto é a compra de qualquer produto ou serviço.
Desembolso é o momento do pagamento do gasto (do que foi comprado anteriormente), ou seja, é quando ocorre a saída do dinheiro do caixa da empresa.
Investimento é a compra de bens e serviços, ou aplicação de recursos que vão gerar riqueza para a empresa, fazendo com que ela obtenha um benefício (retorno financeiro) no futuro.
Custo são os valores gastos para produzir bens e serviços (Exemplo: matéria prima).
Despesa são os gastos realizados com o intuito de gerar receita, diferente do custo, ela não tem ligação direta com o produto ou serviço final.
Perda é o gasto de produtos ou serviços que acontece de forma involuntária e anormal.
Portanto, analisando as afirmativas, todas estão corretas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Explicação:
Todas estão corretas.
Corrigido pelo AVA.