Respostas
Resposta:
A socialização é o processo de aprendizagem pelo qual passamos durante toda nossa vida e por meio do qual aprendemos as características do meio em que vivemos.
O mundo social é composto das características culturais e de estruturas sociais, institucionais ou não, que fundamentam e guiam o comportamento daqueles que fazem parte deste mundo. Para que o indivíduo que nasce nesse meio o compreenda, ele deverá aprender os aspectos culturais vigentes dessa sociedade. Esse processo de aprendizagem é chamado de socialização.
Como já sabemos, não nascemos com traços culturais embebidos em nossas mentes. A socialização, enquanto aprendizagem de uma cultura, acontece no convívio diário da criança, que nasce já inserida em uma comunidade que possui formas definidas de compreender sua realidade e de interagir com os demais membros de sua sociedade. Esse processo é responsável por garantir que o novo sujeito social aprenda como se guiar em meio ao mundo de significados que a sua realidade possui, e exercerá grande influência sobre seu comportamento.
Explicação:
No processo de socialização, os sujeitos se constroem mutuamente
Indivíduo e socialização
Se o processo de socialização molda o indivíduo de acordo com a realidade que ele vive, isso quer dizer que estamos condenados a fatalmente ser o que essa realidade nos determinou? Felizmente, não. O processo de socialização é construído no meio social, mas não quer dizer que a individualidade do sujeito inexista ou que ela não esteja ligada ao processo. Embora nosso convívio com os diferentes atores do mundo social exerça forte influência na construção do indivíduo social, a liberdade e a individualidade também toma parte na construção de nossa identidade. É a identidade do indivíduo que é parte fundamental da construção da individualidade do sujeito, já que é nela que estão inseridas as particularidades de cada um: nossas prioridades de valores, crenças, orientação sexual, nacionalidade etc.
A socialização é um fenômeno em que todos os envolvidos acabam por sofrer influência
A socialização é um fenômeno em que todos os envolvidos acabam por sofrer influência.
Os agregados sociais são fenômenos sociológicos de extrema importância em nossa realidade atual. Clique aqui e saiba o que são!
Canibalismo humano no Brasil em 1557, segundo a descrição de Hans Staden
Canibalismo
Canibalismo, o que é canibalismo, casos de canibalismo na história, o canibalismo perante a sociedade, o canibalismo no mundo.
Os integrantes de uma comunidade se aproximam uns dos outros ao se diferenciarem do restante da sociedade
Comunidade e Sociedade
Em nossa sociedade, as comunidades estão a nossa volta e podemos fazer parte de muitas, mesmo sem perceber. Entenda como e por quê aqui!
Aperto de mão, um contato social
Contatos Sociais
Contatos Sociais, o que são Contatos Sociais, exemplos de Contatos Sociais, tipos de Contatos Sociais, Contatos Sociais primários, Contatos Sociais secundários.
Contracultura
Você sabe o que é a contracultura? Acesse este link para entender o que foi, por que surgiu e quais os elementos que compõem esse movimento cultural.
Até mesmo a nossa forma de vestir está ligada à nossa cultura
Cultura
O conceito de cultura é amplo e complexo. Entenda mais sobre o assunto aqui!
As avaliações fixas podem tornar-se parâmetro de segregação social
Educação e desenvolvimento humano
A educação e o desenvolvimento humano andam de mãos dadas. Informe-se mais sobre essa questão aqui!
Crianças vítimas do genocídio armênio
Genocídio e etnocídio
Você conhece a diferença entre genocídio e etnocídio? Embora sejam conceitos diferentes, eles estão relacionados. Saiba mais!
Anualmente, mais de 40.000 pessoas perdem a vida no trânsito das cidades brasileiras
Jovens: as principais vítimas do Trânsito
A violência no trânsito é um problema a ser urgentemente resolvido. Obtenha mais informações sobre o assunto aqui!