• Matéria: Sociologia
  • Autor: NELCIPORTES31
  • Perguntado 9 anos atrás

A chamada antropologia pós-moderna questionou fortemente a escrita etnográfica, argumentando que ela encobria as relações de poder dadas entre antropólogo e nativo. Como tentativas de solução desse problema, algumas experiências alternativas de escrita foram realizadas por esses antropólogos. Sobre essa discussão assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. o questionamento da “autoridade etnográfica” implicou em uma crítica feroz do trabalho de campo e de sua descrição, sendo que os pós-modernos preconizavam que ele não chegava a ser necessário ao trabalho antropológico.
b. a construção do texto passa a ganhar lugar de centralidade na reflexão antropológica, na medida em que se entendia que era a partir de sua elaboração que as relações entre as diferentes culturas se tornavam explícitas.
c. o teatro e a literatura passaram a partir desse momento a servir como paradigma das relações sociais, sendo o elemento ficcional fundamental para pensar a descrição dessas relações.
d. a polifonia e a dialogia foram recursos usados pelos antropólogos na tentativa de incluir em seus trabalhos acadêmicos as vozes nativas.

Respostas

respondido por: joaopdasilvap
3
A resposta certa é a letra A o questionamento da "Autoridade etnográfica" implicou em uma crítica feroz do trabalho de campo e de sua descrição, sendo que os pós-modernos preconizavam que ele não chegava a ser necessário ao trabalho antropológico. 
Perguntas similares