Respostas
Resposta:
A respiração pulmonar ocorre em todos os vertebrados terrestres. Nos anfíbios, percebe-se que, além da respiração pulmonar, esses organismos necessitam das trocas gasosas realizadas na superfície de seu corpo (respiração cutânea). Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões.
Resposta:
Depende
Explicação:
os vertebrados, pertencentes ao reino animal, filo chordata e que possuem vértebras, ou seja, os ossos que compõem a coluna vertebral. onde inclui peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.
Os peixes e a maioria dos animais aquáticos apresentam branqueias como órgão respiratório, eles apresentam branqueias internas que se alojam em cavidades branqueais protegidos por estruturas operaculos, que facilitam a ventilação.
Aves,repteis e mamíferos: apresentam pulmões como órgão que permite forças gasosas,os pulmões localizam se na caixa torácica e são limitados lateralmente pelas costelas e músculos intercostais. Na região inferior são limitadas pelo diafragma. Ao envolver os pulmões existem 2 membranas pleurais e entre elas circulam um líquido lubrificantes que permite que os pulmões se movimentem sem atrito. As aves e répteis não apresentam diafragma por isso apenas o movimento das costelas provoca o aumento e diminuição do volume respiratório.
Anfíbios-têm a pele lisa e úmida, não possuem pelos, nem plumas e nem escamas. Os ovos desenvolvem-se na água e depois de adultos, vivem na terra.
São animais que vivem sempre próximo da água, especialmente para manter a pele úmida e para reprodução, pois seu corpo se modifica.
Quando nascem são chamados de girinos e possuem respiração branquial. Já quando crescem respiram pelos pulmões e pele ( respiração pulmonar e cutânea)
Os principais representantes dos anfíbios são: rã, sapo, perereca, salamandra e cobra-cega.