O trabalho escravo, por mais incrível que pareça, ainda continua sendo uma realidade no Brasil e no mundo do século XXI. Leia a reportagem a seguir que trata de um interessante caso de uma fiscal do ministério do Trabalho. Fiscal do trabalho: 'Tirei 1,5 mil brasileiros da escravidão' 'Já encontrei escravos até em fazendas de deputados', diz à BBC Marinalva Dantas, que atuou como fiscal do Ministério do Trabalho. Quando perguntam a Marinalva Dantas quantos trabalhadores escravos ela libertou no Brasil, ela diz: "Pessoalmente, resgatei 1,5 mil pessoas. Com outros colegas, foram mais de 2 mil".
Em seu trabalho, Marinalva Dantas se deparou com miséria, exploração, tortura e assassinatos (Foto: Arquivo Pessoal) Os números podem estar subestimados. O recém-publicado livro A Dama da Liberdade (Editora Saraiva), do jornalista Klester Cavalcanti, diz que 2.354 foram libertadas desde 1995 - ou em operações lideradas por Dantas como fiscal ou em operações de uma equipe especial do Ministério do Trabalho da qual ela participava. Todos estes casos ocorreram em zonas rurais, em fazendas de Estados das regiões Centro-Oeste e Norte do país, onde há pouco controle sobre as relações de trabalho e muitos abusos. Disponível em: <http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/07/fiscal-do-trabalho-tirei-15-mil-brasileiros-da-escravidao.html>. Acesso em: 5 jul. 2015. Analisando a realidade dos trabalhadores no Brasil e no mundo, é correto afirmar:Escolha uma:
a. Com o combate à escravidão nas zonas rurais, a tendência é que o trabalho escravo migre totalmente para os espaços urbanos.
b. O aumento no número de pessoas libertas de trabalhos escravos indica que a o trabalho escravo não diminuiu nas últimas décadas, mas, pelo contrário, aumentou significativamente.
c. O combate às formas modernas de escravidão deve ser alvo de constante atenção visando às melhorias nos ambientes de trabalho em prol de uma vida mais digna e justa.
d. A falta de controle sobre as relações de trabalho, especialmente o Sudeste e Centro Oeste, é o principal incentivo ao aumento no trabalho escravo, segundo o texto.
e. Não existe a possibilidade de haver escravidão nos dias de hoje. O que se chama de escravidão são alguns desentendimentos no que diz respeito a detalhes envolvendo a relação patrão-empregado.
Respostas
respondido por:
11
Letra A: Com o combate à escravidão nas zonas rurais, a tendência é que o trabalho escravo migre totalmente para os espaços urbanos.
brunamo:
Está errada a lternativa A
respondido por:
0
Resposta:cara só tô falando pra ganhar ponto
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás