1) Calcule a concentração em mol/L de uma solução de ácido nítrico (HNO3), sabendo que 200 mL dessa solução foram totalmente neutralizados por 400 mL de uma solução 0,4 mol/L de soda cáustica (NaOH).
2)Para neutralizar 400 mL de solução 3,20 mol/L de ácido sulfuroso (H2SO3), um laboratorista misturou a ela 1600 ml de solução 2,00 mol/L de hidróxido de potássio (KOH). Considerando o exposto, qual será a característica da solução resultante?
Respostas
1) Calcular a concentração de uma solução de HNO₃
→O ácido nítrico (HNO₃) reagiu com soda cáustica (NaOH), conforme a equação química balanceada:
→Percebemos que a relação mol de HNO₃ para mol de NaOH é de 1:1. Ou seja, para que ocorra a neutralização total, a quantidade em mol (n) de HNO₃ deve ser igual à de NaOH:
→A quantidade em mol de uma substância pode ser calculada em função da sua concentração em mol/L (M) e do seu volume em litros (V):
→A reação ocorreu entre 400 mL (0,4 L) de uma solução 0,4 mol/L de NaOH e 200 mL (0,2 L) de uma solução de HNO₃ de concentração desconhecida. Sendo assim, temos:
2) Característica da solução resultante
→Primeiramente, devemos saber a equação química balanceada da reação entre ácido sulfuroso (H₂SO₃) e hidróxido de potássio (KOH):
→Para que ocorra a neutralização total, a quantidade (em mol) de KOH deve ser o dobro da quantidade de H₂SO₃. Calcularemos os números de mol das substâncias envolvidas na reação para determinar se seguem essa regra:
→Reparamos que há mais que o dobro de mols de KOH em comparação aos mols de H₂SO₃. Podemos dizer, então, que o KOH está em excesso. Como o caráter dessa substância é básico, a solução resultante será alcalina (básica).
Veja mais em:
↪Concentração em mol/L
https://brainly.com.br/tarefa/13835727
↪Caráter ácido
https://brainly.com.br/tarefa/21196788
↪Titulação
https://brainly.com.br/tarefa/38480539