O domínio da orientação, da localização e da leitura de mapas é um processo composto de diversas etapas que englobam desde a capacidade de abstração da realidade até a dominação da linguagem cartográficas. A linguagem cartográfica é composta, entre outras coisas, por convenções que buscam padronizar estilos de representação e orientação para todos. O Meridiano de Greenwich, por exemplo, foi apontado por uma convenção como meridiano principal somente em 1884. Nenhuma característica natural faz desse meridiano especial, porém, até aquele ano vários meridianos foram usados ao mesmo tempo como principal, dificultando a localização e a orientação. A linha do Equador também é tida como uma convenção cartográfica, mas ao contrário do meridiano de Grennwich, ela foi determinada através de cálculos matemáticos que dividiram o planeta Terra em dois hemisférios iguais. Assinale a definição correta para paralelos
(A) Paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta . O principal é o Meridiano de Greenwich.
(B) Paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta . O principal é a linha do Equador.
Respostas
Resposta:
(A) Paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta . O principal é o Meridiano de Greenwich.
(B) Paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta . O principal é a linha do Equador....... ( Resposta )
Explicação:
Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte.
Existem alguns paralelos “especiais”, como é o caso da Linha do Equador. Essa linha imaginária possui o mérito de possuir uma igual distância em relação aos dois polos do planeta.
Desse modo:
a) Tudo que está acima dela representa o hemisfério norte, também chamado de boreal ou setentrional, e
b) Tudo o que está abaixo representa o hemisfério sul, também chamado de austral ou meridional.
O Equador também é importante por ser a zona da Terra que mais recebe os raios solares no sentido perpendicular, quando eles são mais fortes.
Existem outros importantes paralelos: Os trópicos.
a) O Trópico de Câncer, localizado ao norte na latitude de 23º27 (23 graus e 27 minutos), é a linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra durante os solstícios.
b) O Trópico de Capricórnio, por sua vez, possui a mesma função em relação ao hemisfério sul, com latitude de -23º27'.
Também merecem destaque os círculos polares:
a) Ao norte, o círculo polar ártico, com latitude de 66º33', assinala o limite da zona de iluminação solar sobre as regiões polares durante os solstícios.
b)O mesmo acontece com o círculo polar antártico em relação ao sul, apresentando, dessa forma, uma latitude inversa de -66º33'.
OBS: Quando os solstícios acontecem, iluminando o hemisfério norte, tem-se o chamado “longo dia” nas zonas localizadas acima do círculo polar ártico, não havendo noite e deixando as regiões ao sul do círculo polar antártico em um longo período de escuridão.
Seis meses depois, o processo inverte-se e é o polo sul quem se ilumina e o polo norte quem fica no escuro.
Até . . .