A Primeira República, também chamada de “República Velha”, dividiu-se em dois períodos: a República das Espadas (1889-1894) e a República das Oligarquias (1894-1930). Sobre este segundo período, foi caracterizado:
a) pela política do “café-com-leite”, onde as oligarquias paulista e mineira buscavam revezar a presidência do Brasil.
b) pela força de D. Pedro II, que mesmo após a República, manteve-se como importante governante no Brasil.
c) pela política dos governadores, onde os prefeitos e governadores trocavam favores políticos em busca da manutenção das oligarquias locais.
d) pela conservação das elites imperiais, que conseguiram manter o regime escravista no Brasil, mesmo com a pressão inglesa.
e) por um período onde os militares estiveram no poder, primeiro com o marechal Deodoro da Fonseca e, depois, com o marechal Floriano Peixoto.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra a
Explicação:
Tipo assim mano, na época, na república oligárquica, o paulista tinha como predominante a produção de café e o mineiro o leite, (tem livros que falam ao contrário, depende muito da época, pois eles mudam de posições depois), assim dava o nome "café-com-leite", nessa época, havia um sistema de eleições falso, em que a população votava, mas sempre que um era eleito, em que não era o eleitor que os coronéis tanto mineiros quanto paulista queriam, eles falavam para população o eleitor errado, beneficiando-se. Isso era chamado de coronelismo, depois eu vejo se pode ser chamado de voto de cabresto.
Elyon932:
desculpa aí a demora véi
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás