• Matéria: História
  • Autor: castrothales102
  • Perguntado 5 anos atrás

“Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo do povo francês, se é estrangeiro (...) Luís combateu o povo: foi vencido. É um bárbaro, um estrangeiro prisioneiro de guerra (...) o traidor não era o rei dos franceses, era o rei de alguns conjurados. Fazia recrutamentos secretos de tropas, tinha magistrados particulares; considerava os cidadãos como seus escravos (...).” Discursos e relatórios. Saint-Just. Lisboa: Presença, 1975, p. 41. O discurso de Saint-Just, com seu tom acusatório, remete às relações entre a população e o rei Luís XVI, durante o processo revolucionário, que teve como consequência: 69 a) O julgamento de Luís XVI. b) O juramento da Constituição pelo rei. c) A queda da Bastilha. d) A tomada do poder por Napoleão Bonaparte.

Respostas

respondido por: milenesgio
86

Resposta:

Alínea C.) a queda da bastilha


luis900000000000: está errado
luis900000000000: É a letra A
thasso73: Semana
respondido por: EduardoPLopes
99

É correta a alternativa A, já que este julgamento já é do "Período do Terror", no qual os jacobinos tomaram o poder e instituíram o "Comitê da Salvação Pública", julgando e executando todos aqueles que consideravam como "inimigos do povo francês".

Neste processo Luís XVI foi julgado e considerado culpado, tendo sido condenado à morte na guilhotina por suas ações como soberano. Este período da Revolução durou pouco menos de um ano (entre Setembro de 1793 e Julho de 1794), e foi o mais sangrento e mais radical da Revolução, tendo sido depois substituído pelo sistema de Diretório, com predomínio da alta burguesia e dos comandantes militares.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/2655336

Anexos:

jv2156350: Vou confiar em
Perguntas similares