• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rafaelaj993
  • Perguntado 5 anos atrás

1 Qual é a essência do campo de experiência “O Eu, o Outro e o Nós” para a Educação Infantil? O que os professores devem abordar nesse Campo de Experiência?

3.2 Qual é a essência do campo de experiência “Corpo, gestos, movimentos” para a Educação Infantil? O que os professores devem abordar nesse Campo de Experiência?


3.3 Qual é a essência do campo de experiência “Traços, sons, cores e formas” para a Educação Infantil? O que os professores devem abordar nesse Campo de Experiência?


3.4 Qual é a essência do campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” para a Educação Infantil? O que os professores devem abordar nesse Campo de Experiência?


3.5 Qual é a essência do campo de experiência “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações” para a Educação Infantil? O que os professores devem abordar nesse Campo de Experiência?

Respostas

respondido por: mjavo
22

Resposta:

3.1. A interação, pois é na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista, construindo a sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio.

Assim é necessário que o professor crie oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Assim nesse contexto, o papel do professor é mediar às relações necessárias para as aprendizagens e para o desenvolvimento da criança, por meio de uma ação pedagógica intencional e planejada.

3.2. O corpo, pois com o corpo, as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. O corpo e o movimento são as primeiras formas de comunicação da criança consigo mesma, com o outro e com o

mundo. Assim os professores devem realizar um trabalho que considere os aspectos relacionados aos cuidados necessários para um crescimento saudável, envolvendo hábitos alimentares, prevenção de doenças, práticas de atividades físicas, promovendo oportunidades para que as crianças possam explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo.

3.3. As manifestações culturais e as manifestações artísticas que envolvem as linguagens, pois possibilitam o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade. Dessa forma,conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano das escolas, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar várias formas de expressão e linguagens, como as artes visuais,

a música, o teatro, a dança, entre outras, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos, contribuindo desse modo no desenvolvimento precoce do senso estético e

crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Assim o professor precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas

singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.

Perguntas similares