Respostas
Resposta:
gregos, persas, Atenas, esperta e tebras.
Explicação:
Durante o período clássico, notamos que as cidades gregas tomaram grande importância na organização do espaço público. Era nesse espaço em que, especificamente, as negociações aconteciam, os filósofos se encontravam com o interesse de debaterem as suas ideias e as questões políticas eram debatidas entre os cidadãos. Mesmo tendo um sentido diferente do atual, foi entre os gregos que a noção de democracia foi inicialmente formulada.
Dois grandes conflitos marcaram o período clássico grego. O primeiro aconteceu no embate dos gregos contra os persas, marcando as chamadas Guerras Médicas. Esse confronto teve grande importância para que várias cidades-Estado aprimorassem seus aparatos de guerra e, em nível político, organizassem alianças políticas interessadas em evitar outras possíveis invasões estrangeiras no mundo grego.
O outro grande conflito a ser destacado, ao contrário das Guerras Médicas, envolveram as disputas políticas desenvolvidas entre as próprias cidades-Estado. Tendo como principais protagonistas as cidades de Atenas, Esparta e Tebas, a Guerra do Peloponeso acabou trazendo graves prejuízos à Grécia. O desgaste do conflitou acabou favorecendo a invasão provocada pelos macedônios, fato esse que encerra o período clássico grego.