O livre comércio entre dois países expande a fronteira de possibilidades de produção de cada país. O comércio permite a especialização de cada país na produção do bem ou serviço em que possui vantagem comparativa, que será trocado pelos bens produzidos em outros países a custos inferiores aos que teriam se verificado no país em questão. Logo, o comércio pode beneficiar os consumidores de ambos os países.
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2013.
Com relação a situação de livre comércio entre dois países, associe as duas colunas relacionando os conceitos apresentados:
1. Fronteira de possibilidade de produção ( ) É dada pelo valor absoluto da inclinação da fronteira de possibilidades de produção. É a taxa à qual é possível trocar um produto pelo outro, deslocando insumos da produção de uma unidade do produto 1 para produzir uma unidade adicional do produto 2.
2. Vantagem comparativa ( )Situação em que o país 1 possui uma vantagem sobre o país 2 na produção de determinada mercadoria, porque o custo de produção de tal mercadoria no país 1, em relação ao custo de produção de outras mercadorias no país 1, é mais baixo do que o custo de produção da mercadoria no país 2, em relação ao custo de produção de outras mercadorias no país 2.
3. Taxa marginal de transformação ( ) Apresenta todas as alocações eficientes em termos de níveis de produção que podem ser obtidos com determinada combinação de insumos.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3.
Alternativa 2:
3, 2, 1.
Alternativa 3:
2, 3, 1.
Alternativa 4:
2, 1, 3.
Alternativa 5:
1, 3, 2.
Anexos:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
3, 2, 1
Explicação:
Fronteira significa as combinações entre dois bens que podem ser produzidos com quantidades fixas de insumos, mantendo a tecnologia constante.
Vantagem comparativa entre dois países é a situação de que um deles possui vantagem na produção de um determinado bem em relação à produção de outros bens do outro país.
Taxa Marginal de Transformação, (TMT), que mede a “quantidade que se deve deixar de produzir de um bem para produzir uma unidade adicional de um outro bem
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás