Respostas
Resposta:
Analisando a realidade atual, há tantos conflitos em nível internacional, e há violência interna em áreas de alto risco devido às disputas de controle, que são causadas pelo tráfico de drogas, portanto, pode-se dizer que a paz é uma utopia.
No cenário internacional, são inúmeros os motivos de conflito, como conflitos religiosos, aumento territorial, domínio de regiões ricas, diferenças históricas e questões étnicas.
Para tornar a paz algo viável, tangível e alcançável (sim, porque é fruto da conquista individual e coletiva), é necessário começar a pensar a paz como construção individual. Quando todos percebem que o coletivo é fruto do indivíduo e que uma sociedade pacífica se estabelece por indivíduos pacíficos e tolerantes, sem preconceitos e atitudes discriminatórias, podemos pensar na paz universal com maior esperança.
A paz é o resultado do exercício diário com uma atitude pacífica dentro da família. Não há como conceber a paz por meio de violência doméstica, abuso, fome, alcoolismo e falta de educação.
Portanto, a paz envolve também ações governamentais, políticas públicas que proporcionem condições mínimas para a vivência da dignidade, uma visão de futuro da nova geração e a criação de oportunidades de emprego para jovens e adultos, não discriminando idosos ou outros incluindo essas diferenças., Religião, raça, escolha sexual, pessoas com necessidades especiais, obesidade, índios, estrangeiros. Deve-se perceber que as diferenças podem ser enriquecidas, aumentadas e melhoradas.
Desde a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a universidade, a educação em direitos humanos é muito importante nesse sentido. Deve incluir alunos, professores, toda a comunidade escolar e família, e realizar ações multidisciplinares e integradas.
Explicação:
Para que a paz possa se tornar algo viável, palpável e possível de ser conquistada (sim, pois isto é fruto de conquista individual e coletiva) é necessário começar a pensar na Paz como uma construção individual. Quando cada indivíduo perceber que o coletivo é fruto do individual, que uma sociedade pacífica se constrói com indivíduos pacíficos, tolerantes, desprovidos de preconceitos e atitudes discriminatórias poderemos pensar na paz universal com mais esperança.
Espero ter ajudado.
Bons estudos