1. Quem é e como se constitui o “eu” segundo Marilena Chaui? 2. Você consegue se perceber como sujeito e cidadão? Faça um texto expressando como você se sente cidadão do mundo e a importância de sermos sujeitos do conhecimento.
Respostas
Resposta:
1) O Eu é uma vivência e uma experiência que se realiza por comportamentos; Eu, pessoa, cidadão e sujeito constituem a consciência como subjetividade ativa, sede da razão e do pensamento, capaz de identidade consigo mesma, virtude, direitos e verdade.
2) Me sinto um cidadão quando recebo o direito de escolher os governantes do meu país através do voto, ter direito a vida , á liberdade , á ter moradia, e etc..
A importância de possuir o conhecimento, faz com que nos não sejamos enganados de modo geral.
Resposta:
1) Segundo a Professora Marilena Chauí, o "eu" é o centro ou a unidade de todos os estados psíquicos, formado por nossas vivências.
2) Eu me percebo como sujeito e cidadão quando busco me informar sobre a política de meu país ou de outros, busco os meus direitos, quando eu procuro saber quais politicos são bons ou não para a população da minha região.
A importância de sermos sujeitos de conhecimento é nos tornarmos pessoas melhores, capazes de reclamar nossos direitos, termos consciência do que fazemos, sabermos quais são nossos deveres como cidadãos e poder tomarmos nossas próprias decisões na vida.
Explicação: