Respostas
Resposta:
Arte na Pré-história
Ainda no período pré-histórico, ou seja, antes da invenção da escrita, o ser humano já produzia a arte pré-histórica.
Tudo o que sabemos sobre essas civilizações foi descoberto por pesquisadores através da análise de objetos e pinturas desses povos.
Esse período da humanidade foi bastante longo e, portanto, dividido em 3 fases: Paleolítico Inferior (500 mil a.C.); Paleolítico Superior (30 mil a.C.) e Neolítico (10 mil a.C.).
Foi na época do Paleolítico Superior que se descobriu as primeiras expressões artísticas, como a arte rupestre das cavernas de Lascaux (França) e Altamira (Espanha).
Arte na Antiguidade
A partir da invenção da escrita, temos a Antiguidade, que vai até as primeiras expressões da arte cristã. Nessa época, as civilizações eram bastante marcadas pela simbologia.
Arte na Antiguidade
A partir da invenção da escrita, temos a Antiguidade, que vai até as primeiras expressões da arte cristã. Nessa época, as civilizações eram bastante marcadas pela simbologia
Arte Medieval
A arte medieval foi produzida durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. Nesse período, a Igreja Católica ditava as regras na Europa e toda a produção artística estava ligada à religiosidade.
Divide-se a arte dessa época em:
•Arte Bizantina
•Arte Românica
•Arte Gótica
Arte Renascentista
O Renascimento é compreendido como o período após da Idade Média. Despontou na Itália, no século XV e foi uma época de grande efervescência cultural, artística e intelectual.
As obras produzidas nesse momento traduziam novos anseios e sentimentos.
O renascimento trazia a valorização e exaltação do ser humano (antropocentrismo), ao contrário do pensamento medieval, que enxergava Deus acima de tudo (teocentrismo).
Arte Pré-Colombiana
A arte pré-colombiana é definida como a produção artística e cultural dos primeiros povos da América espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo no continente, em 1492
Considera-se manifestações artísticas dos povos ameríndios as peças com funções religiosas ou decorativas, além de expressões arquitetônicas.
Arte na chamada "Idade Contemporânea"
Compreende-se "Idade Contemporânea" a fase que começa com a Revolução Francesa (1789) e se estende até os nossos dias.
Os principais acontecimentos nesse período foram: Revolução Francesa, Primeira Guerra, Segunda Guerra e Guerra Fria.
As vertentes artísticas que fizeram parte desse contexto em um primeiro momento, são:
•Neoclassicismo
•Romantismo
•Realismo
•Impressionismo
•Pós-Impressionismo
Arte Moderna ou Modernismo
Consideramos arte moderna as manifestações artísticas que despontaram na Europa no final do século XIX e estenderam-se até o meio do século XX, com o final da Segunda Guerra.
Integram o modernismo: a pintura, escultura, arquitetura e literatura.
Arte Contemporânea ou Arte pós-moderna
As produções artísticas produzidas a partir da Segunda Guerra são designadas "contemporâneas" e hoje é essa denominação que perdura para as produções atuais, também chamadas de pós-modernas.
Isso porque, a palavra "contemporâneo" tem origem no vocábulo latino contemporanĕu, que é a união dos termos "com" e "tempo", significando então "que ou quem do tempo atual".
Na arte contemporânea, o conceito por trás das obras adquiriu um significado maior e o contexto social globalizado afeta diretamente a expressão dos artistas e a fruição do público.
Essas manifestações se desenvolvem em diversos campos, como a dança, moda, música, teatro, escultura, performances, instalações, videoart, web art, fotografia, pintura, literatura, happenings, objetos, arte têxtil, e outras expressões híbridas.