A relação entre filosofia e história é de continuidade. Assim, tudo que se mantém no curso da história depende de manter um sentido contínuo, ainda que se altere. Isso não significa dizer que a filosofia se preocupe em manter um sentido sem ruptura ou suplementação, mas que sua história se construiu dessa maneira. Ou seja, tanto a filosofia participa da continuidade e mudança histórica como a história alimenta a filosofia. Assim, pensar filosoficamente é se inserir em uma tradição histórica e historicamente filosófica. Do aspecto da história, assinale a alternativa correta.
A.
A contribuição filosófica à história consiste nas mudanças que a filosofia provoca.
B.
A filosofia traz à história a reflexão acerca dos fatos, trazendo-lhe sentido.
C.
O pensamento filosófico contribui à história confrontando-a.
D.
A história rejeita o saber filosófico, o fato é o que importa.
E.
A filosofia traz o relativismo à h
Respostas
Resposta:
B. A filosofia traz à história a reflexão acerca dos fatos, trazendo-lhe sentido.
Explicação:
Apesar de serem saberes que operam de modo distinto, tais saberes se relacionam. A filosofia, nesse sentido, é capaz de afetar o modo de pensamento de uma época. Desse modo, a intersecção que se mostra mais importante é a possibilidade da história ser revisitada pela filosofia, de modo que a filosofia transcende os fatos trazendo sentido pela reflexão. É correto dizer, então, que a filosofia contribui à história ressignificando criticamente os fatos, isso não implica uma posição relativista. Mas, sim, de se ater aos fatos de modo interpretativo.
A alternativa correto sobre a relação entre história e filosofia é: B. A filosofia traz à história a reflexão acerca dos fatos, trazendo-lhe sentido.
A relação entre filosofia e história
História e filosofia dialogam continuamente. Construímos a história através do conhecimento da filosofia, que interpreta racionalmente a realidade. Sem a filosofia a história seria um mito, uma crença a ser contada por gerações.
Isso quer dizer que, historicamente construímos e interpretamos a realidade de acordo com o entendimento filosófico que possuíamos. Fazemos história porque compreendemos a realidade e seus fenômenos, com coerência e criticidade, que somente a reflexão racional pode proporcionar.
Aprenda mais sobre A relação entre filosofia e história em: brainly.com.br/tarefa/696768
#SPJ2