Respostas
Resposta:
Formação das Montanhas De modo geral, as montanhas são formadas durante milhões de anos e surgem basicamente de duas formas: por meio do movimento das placas tectônicas (fenômeno chamado de orogênese) ou através do processo denominado de vulcanismo.
Explicação:
Resposta:
Comumente as montanhas são formadas pela ação das placas tectônicas, que se chocam e geram na superfície dobras ou soerguimentos. Outras montanhas são formadas por movimentos dentro da crosta da terra.
Explicação:
As montanhas são classificadas justamente por suas diferentes origens.
Montanhas vulcânicas: surgiram a partir de erupções vulcânicas e geralmente são compostas por vulcões adormecidos ou extintos.
Montanhas de falhamentos: essas montanhas surgem a partir da ocorrência de uma falha geológica, que transforma um terreno mais ou menos plano em um perfil escarpado que depois ganha contornos montanhosos.
Montanhas de erosão: são montanhas que se formam a partir do desgaste das rochas que compõem o relevo.
Montanhas dobradas: são o tipo mais comum de montanhas, sendo também as que apresentam as mais elevadas altitudes. Elas formam-se a partir das ações do tectonismo a partir do choque entre duas placas tectônicas, que “empurram” o terreno para cima.