O século XVII é decisivo na história da Inglaterra [...] Toda a Europa enfrentava uma crise em meados do século XVII e ela se expressava por meio de uma série de conflitos, revoltas e guerras civis.
HILL, Christopher. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
A esse respeito é correto afirmar que:
A
durante o século XVII, a Inglaterra foi a única região que passou ao largo das turbulências político-sociais que sacudiram as monarquias europeias.
B
a Declaração de Direitos (Bill of Rights), elaborada em 1689, estabeleceu a monarquia absolutista na Inglaterra, condição fundamental para o poderio britânico que se verificaria nos séculos XVIII e XIX.
C
a chamada Revolução Gloriosa de 1688 consolidou a emergência dos grupos radicais, denominados niveladores e cavadores, em detrimento do poder da aristocracia senhorial inglesa.
D
o resultado final da Revolução Inglesa foi a adoção de um pacto político e religioso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, que garantiu o reconhecimento da supremacia papal sobre os assuntos religiosos da monarquia.
E
após a chamada Revolução Puritana, que resultou na execução do Rei Carlos I, e a Revolução Gloriosa, que levou à deposição de Jaime II, a monarquia teve seu poder limitado, tendo que cumprir as leis votadas pelo Parlamento.
pfv n respondam coisa sem sentido, vou denunciar quem fizer isso
Respostas
A afirmativa que responde a essa questão sobre Revoluções Inglesas é a alternativa "E": "Após a chamada Revolução Puritana, que resultou na execução do Rei Carlos I, e a Revolução Gloriosa, que levou à deposição de Jaime II, a monarquia teve seu poder limitado, tendo que cumprir as leis votadas pelo Parlamento".
Revoluções Inglesas
Para responder a essas questões é necessário compreender quais são as Revoluções Inglesas e quais foram suas consequências.
A "Revoluções Inglesa" é um conjunto de guerras civis e mudanças sociais e políticas que ocorrem na Inglaterra no século XVII. Logo, podemos separar em Revolução Puritana, República de Cromwell, Restauração da Monarquia e Revolução Gloriosa.
Revolução Puritana
A Revolução Puritana é o primeiro movimento civil e tudo começa devido a morte de Elizabeth I da dinastia Tudor que morreu sem deixar herdeiros.
Sendo assim, seu primo Jaime I (rei da Escócia) da dinastia Stuart assume o trono inglês. Tanto Jaime I quanto seu filho Carlos I eram extremamente absolutistas e governavam de forma autoritária, sem muitos conselhos do Parlamento.
Entretanto, foi no governo de Carlos I que houve uma guerra civil. Esse conflito começou depois de Carlos tentou aprovar um novo imposto, dissolveu inúmeras vezes o Parlamento e não cumpriu a Petição de Direitos e como não teve apoio do Parlamento, dissolveu o Conselho.
Quando o caos se instaurou existiam os apoiadores do rei e o Parlamento que se dividiam em:
- Cabeças redondas (Parlamento): alta burguesia, puritanos e pequena burguesia, nobreza liberal;
- Cavaleiros (Rei): apoiadores do absolutismo, católicos ingleses e irlandeses e a nobreza.
No final os Cavaleiros ganharam e a figura de Oliver Cromwell ganha grande popularidade e a partir disso se instaura a República. Além disso, Carlos I é decapitado.
República de Cromwell
Embora Oliver Cromwell não apoiasse o absolutismo, a "República" instaurada por ele se tornou extremamente centralizadora e ele consolidou uma ditadura em que ele mesmo era o "líder". Não é atoa que ele mesmo fecha o Parlamento em 1653.
Ainda assim é digno destacar o papel grandioso de Oliver na economia inglesa sendo que ele foi responsável pelos Atos de Navegação.
É notório que essa experiência republicana na Inglaterra é contraditória por estarmos acostumados a lembrar da Inglaterra com reis e rainhas... Mas calma!
Quando Cromwell morreu, seu filho assumiu o poder, mas não aguentou muito tempo e acabou renunciando ao cargo. Com isso, volta a monarquia...
Restauração da Monarquia e Revolução Gloriosa
Como o filho de Cromwell renunciou, a volta da monarquia vem com o filho de Carlos I, o Carlos II. Mesmo depois de todos os conflitos, a situação que envolve Rei e Parlamento não era a melhor. Sendo assim, logo após a morte de Carlos II, seu irmão Jaime II assume.
É de extrema importância se lembrar que a religião e a política andam ligadas, por isso, Jaime II ser católico e o parlamento ser majoritariamente protestante ocasionava certa tensão.
Como conclusão, houve a deposição de Jaime II (que não tinha apoio e por isso foi para a França) e convidam Guilherme de Orange (marido de Maria que era herdeira do trono) para assumirem o poder.
Para que eles assumissem o trono inglês de fato era necessário a assinatura do Bill os Rights que limitava o poder do soberano e implementava uma monarquia parlamentar na Inglaterra (que vigora até hoje).
Como todo o processo de passagem de poder de Jaime II para Guilherme de Orange não foi violento, esses movimentos políticos ficaram conhecidos como "Revolução Gloriosa".
Conclusão
Conforme o que foi exposto e sabendo que a alternativa correta é a "E", podemos analisar o porque as demais estão erradas:
- "A" está errada pois a Inglaterra não foi a única que passou por instabilidades na Europa.
- "B" está errada porque o Bill Of Rights estabelece uma monarquia parlamentar.
- "C" está errada porque a Revolução Gloriosa vem para finalizar uma série de conflitos antecedentes e estabelecer de fato o poder do Parlamento.
- "D" está errada porque não houve o reconhecimento da supremacia papal sobre os assuntos religiosos na Inglaterra. Até porque a religião "oficial" nem era a Católica.
Aprofunde seu conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/33474107
https://brainly.com.br/tarefa/26827623