Qual era a verdadeira intenção dos holandeses, depois de tomar posse do nordeste brasileiro?
alguém?????
Respostas
Resposta: A investida da Holanda, que começou em 1624, numa tentativa abortada de conquistar o litoral de Salvador, vingou em 1630. Recife e Olinda foram tomados com o objetivo de estabelecer um entreposto de comercialização de açúcar. A campanha atingiu as capitanias de Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Explicação: nao tem
Resposta:
O objetivo era desarticular as atividades portuguesas na colônia para tornar-se a principal produtora de açúcar.
Explicação:
Certo, mas por que a Holanda desejaria isto?
Holanda e Portugal eram parceiros comerciais, especialmente no financiamento dos engenhos de açúcar e, no fim do século XVI, o açúcar já havia se tornado um produto de grande valor comercial.
A parceria é rompida quando Portugal se vincula ao Reino de Felipe II, formando assim a União Ibérica entre Espanha e Portugal, entre 1580 a 1640. Porque a Holanda, após sua independência da Espanha, deixou de ter relações amistosas com a coroa espanhola.
Posteriormente o conflito se acirra, ocorrendo uma guerra entre Holanda e Portugal em 1609 e, mais tarde, a fundação da Companhia das Índias Ocidentais pela Holanda, com o intuito de estabelecer uma colônia nas Américas.
Em 1630, Holanda sai vitoriosa no ataque que realiza em Pernambuco, estabelecendo uma base ali que permitiu à Holanda expandir sua ocupação em quase todo o nordeste brasileiro (exceto Bahia), bem como ocupa Angola, com o objetivo de desenvolver a agromanofatura açucareira e desarticular a atividade econômica de Portugal.