De acordo com Lenin, denominou-se imperialismo à “faz superior” do capitalismo, caracterizada fundamentalmente pelo domínio do:
A. Capital Industrial, desaparecimento de monopólios, política expansionista das nações capitalistas tardias e partilha dos novos territórios entre elas.
B. Capital financeiro, aparecimento de monopólios, política expansionista das nações capitalistas atrasadas e distribuição de partes do mundo entre as nações emergentes.
C. Capital financeiro, aparecimento de monopólios, política expansionista das nações capitalistas avançadas e partilha do mundo entre elas.
D. Capital comercial, aparecimento de oligopólios, política expansionista das nações capitalistas medianas e conservação de antigos terrritórios entre elas.
Respostas
Resposta:
questão A Capital Industrial, desaparecimento de monopólios, política expansionista das nações capitalistas tardias e partilha dos novos territórios entre elas.
Explicação:
Analisando a ação do capital financeiro até suas últimas consequências, Lênin mostra como ele conduziu à partilha efetiva e real do mundo. Primeiro, os grupos monopolistas – cartéis, sindicatos, trustes – partilharam entre si o mercado interno. Porém, no capitalismo, o mercado interno liga-se naturalmente ao mercado externo, surgindo o mercado mundial. “E, à medida que aumentava a exportação de capitais e se ampliavam, por todas as formas, as relações com o estrangeiro e com as colônias, assim como as ‘zonas de influência' dos maiores grupos monopolistas, as coisas encaminhavam-se, ‘naturalmente’, para um acordo universal entre estes grupos e para a formação de cartéis internacionais”