fale sobre a hidrografia e relevo brasileiro
Respostas
Resposta:
Hidrografia:
Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios.
A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. ... É formada por mais de 97% de água, concentrada principalmente em oceanos e mares, porém compreende também a água dos rios, dos lagos e a água subterrânea.
Relevo brasileiro:
O relevo do Brasil tem formação muito antiga, resultando principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. Apresenta diversos planaltos, planícies e depressões, decorrentes das formações da litosfera no Brasil.
O relevo brasileiro é composto por Planícies, Planaltos e Depressões, não registrando a existência de montanhas em função da ausência de dobramentos modernos.
O Relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. É um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território do país, decorrentes das formações da litosfera no Brasil.
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Resposta:
A hidrografia tem três grandes bacias hidrográficas: a do Rio Amazonas ( o maior do planeta em volume d'água), a do Rio Paraná (onde fica uma das maiores hidrelétricas do mundo, Itaipu) e a do Rio São Francisco, que atravessa grande porção do território brasileiro e é vital para a população de vários estados da região Nordeste.
Os dobramentos do relevo brasileiro são de origem muito antiga, anteriores ao período Terciário, que originou os dobramentos modernos.
Por isso o território do país não tem montanhas de grande altitude, porque o relevo já foi bastante desgastado pelo decorrer do tempo.
Explicação: