5) A chamada "brecha camponesa", de que tratam os autores do texto, refere-se a *
0 pontos
a) um pedaço de terra cedido em usufruto ao escravo, além de uma folga semanal para trabalhar na terra, de onde os negros podiam extrair gêneros extras para sua subsistência, como o tabaco, a banana, o cara, a comida de regalo, etc.
b) um mecanismo de distração dos senhores, os quais passarão a produzir alguns gêneros para sua subsistência, criando, assim, uma válvula de escape contra as pressões do sistema.
c) um mecanismo de distração para os escravos que, após passarem a semana inteira produzindo apenas cana-de-açúcar, em um dia da semana poderiam se dedicar ao plantio de outros gêneros, além de receberem uma pequena parcela da produção para seu próprio consumo.
d) um mecanismo de controle e manutenção da ordem escravista, já que senhores e escravos podiam trabalhar conjuntamente, distraindo-se das tensões permanentes do sistema e amenizando as profundas diferenças sociais existentes entre eles.
e) uma espécie de propriedade privada dos escravos, que possibilitava a estes produzir gêneros complementares para sua subsistência, suprindo também as necessidades alimentares de seu senhor, que trocava esses produtos por cana-de-açúcar.
Joaovitorzm:
Letra A
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A resposta certa e a letra A
Explicação:
Estudos mais recentes sobre a história colonial do Brasil apontam novas reflexões e entendimentos sobre a situação dos escravos. Uma delas é relativa à questão da brecha camponesa. Quando o escravo estava no tempo vago, ele trabalhava na sua roça, semelhante a um camponês. Isso ocorria, com autorização do senhor, aos domingos, quando plantava para complementar sua alimentação.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás