• Matéria: História
  • Autor: marisilvapeixoto
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguém bom em história me
ajuda, por favor !!! 100 pontos

Marque a alternativa correta sobre o absolutismo monárquico com base no texto.

A) Dentre os teóricos destaca-se Nicolau Maquiavel, este defendia que o poder do rei era garantido por Deus, por isso era necessário, por parte do monarca, a preservação da moral cristã.

B) John Locke, teórico contratualista e absolutista do século XVI, propunha a elaboração de um contrato social entre governantes e governados, onde os governantes deveriam promover a segurança dos governados.

C) O pensamento absolutista teve sua maior expressão na Inglaterra com a rainha Elizabeth I, que manteve o parlamento fechado durante todo o seu reinado e impôs severa perseguição àqueles que não se convertessem ao puritanismo.

D) Na França o Absolutismo promoveu o fechamento da Assembleia dos Estados Gerais além de subordinar completamente o clero às vontades do Estado.

E) A teoria do direito divino dos reis defendia que Deus determinou o lugar de destaque e o poder do governante, cabendo a seus súditos apenas acatar essa determinação.

Respostas

respondido por: macacosapiens
0

Resposta:

Letra C) O pensamento absolutista teve sua maior expressão na Inglaterra com a rainha Elizabeth I, que manteve o parlamento fechado durante todo o seu reinado e impôs severa perseguição àqueles que não se convertessem ao puritanismo.

Explicação:

O Absolutismo foi uma forma de governo típica da Europa Medieval e do início da Idade Moderna.

No Absolutismo não havia divisão dos poderes políticos, Constituição ou Parlamento independente, de modo que o Rei tinha a atribuição de fazer as leis, julgá-las e colocá-las em prática. A Economia era alvo de forte intervenção estatal, e os impostos cobrados eram excessivamente altos.

Não havia, na época, partidos políticos ou liberdade de expressão, de modo que qualquer sujeito que se colocasse contra as determinações do rei era violentamente reprimido.

O Absolutismo foi responsável, por um lado, por ajudar a unificar os países europeus, sendo substituído, aos poucos, pelas revoluções burguesas, das quais as principais são a Inglesa, a Francesa e a Americana.


marisilvapeixoto: Tem certeza?
respondido por: josevaldoschneiderda
1

Resposta:

É o item E

Explicação: Não é o item C , como o amiguinho disse , ele está redondamente enganado. Não é essa opção, Elizabeth I era seguidora do Anglicanismo e  não do puritanismo, e em nenhum momento caçou aqueles que não fossem puritanos , pois permitiu tolerância religiosa em seu reinado.

É o item E . A teoria do direito divino dizia que os governantes governavam pela vontade de Deus , e quem não respeitasse essa autoridade dos reis também estaria desrespeitando a Deus, logo era um dever dos súditos acatar essa determinação.

Esse discurso de Jean Bodin foi muito utilizado nos séc XVIII para justificar para a população o porquê do rei possuir tanto poder ( Absolutismo).


josevaldoschneiderda: Esse discurso de Jean Bodin foi muito utilizado nos séc XVIII para justificar para a população o porquê do rei possuir tanto poder.
marisilvapeixoto: Era a que eu estava pensando mesmo!
marisilvapeixoto: O outro cara só respondeu qualquer coisa pra ganhar pontos
marisilvapeixoto: Muito obrigada!! :)
Perguntas similares