• Matéria: Biologia
  • Autor: adailtongmonteiro
  • Perguntado 5 anos atrás

Como deverá ser realizada a abordagem do Enfermeiro em relação ao prontuário de um paciente que teve apenas o primeiro atendimento, o que deverá conter? Quais documentos são essenciais na composição deste prontuário?

Respostas

respondido por: kakyoin72
0

Resposta:

Seu eu acertei fico feliz em ter ajudado

Explicação:

Juridicamente, o prontuário, do latim prontuarium, designa toda a espécie de fichário ou livro de apontamentos, onde, devidamente classificada e em certa ordem, tem-se disposta uma série de informações que devam ser de pronto encontradas. De acordo com o dicionário Aurélio, prontuário é “lugar onde se guardam ou depositam coisas das quais se pode necessitar a qualquer instante.

Ficha (médica, policial etc.) com os dados referentes a uma pessoa”. Portanto, entende-se por prontuário médico ou prontuário do paciente o conjunto de documentos gerados a partir do paciente, por todos os profissionais do hospital envolvidos em seu atendimento, seja em nível ambulatorial seja de internação, disponível para consulta e para registro em todos os atos assistenciais.

O prontuário de paciente é definido pelo Conselho Federal de Medicina como sendo “o documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo” (Resolução no 1.638/2002) e considerado de elaboração obrigatória pelo Código de Ética Médica (Artigo 69). O sigilo das informações do prontuário é um dever do médico, definido pelo Código de Ética Médica, Código Penal, Código Civil e Resoluções do Conselho Federal de Medicina.

Perguntas similares