As mulheres vacinadas contra o hpv não necessitam seguir as mesmas recomendação para rastreamento do que as não vacinadas
Respostas
Resposta:
Mas alguns tipos de HPV podem ser prevenidos através da vacinação. A vacinação é eficaz para prevenir novas infeções, mesmo que já tenha estado em contacto com o vírus. A Sociedade Portuguesa de Ginecologia recomenda a vacinação das mulheres até aos 45 anos, de acordo com a indicação do médico. Fale com o seu médico sobre a prevenção primária do HPV e das doenças por ele causadas.
· O HPV é capaz, ainda, de provocar infecção persistente nos casos em que o organismo não consegue eliminá-lo espontaneamente. Nesses indivíduos com infecção persistente por alguns tipos do vírus, existe o risco de desenvolvimento do câncer , com destaque para o tumor de colo de útero entre as mulheres.
Assim, as meninas vacinadas só terão recomendação para o rastreamento quando alcançarem a faixa etária preconizada para o exame Papanicolau e já tiverem vida sexual ativa.
A vacina contra o HPV não é recomendada para mulheres grávidas. Se você ficar sabendo que estava grávida quando for vacinada, não há nenhum motivo para esperar qualquer problema para você ou para o bebê. Qualquer mulher que souber que estava grávida quando tomou a vacina contra o HPV deverá entrar em contato
Explicação: