• Matéria: Biologia
  • Autor: beatrizmatosomartins
  • Perguntado 5 anos atrás

1) Sabendo que o albinismo é uma característica genética recessiva, qual a probabilidade de um casal heterozigoto para esse fenótipo vir a a ter uma criança albina ou não albina mas portadora do gene para albinismo? 

a) 1/2

b) 1/4

c) 1/8

d) 3/4

 

Resposta:

A chance de um casal heterozigoto para o albinismo ter uma criança albina é de 1/4. A chance desse mesmo casal ter uma criança não albina, mas portadora do gene para essa característica é de 1/2. Se a criança for albina não será normal portadora do gene e vice-versa, portanto, um evento exclui o outro (ou a criança possui um genótipo ou o outro). Sendo assim, devemos utilizar a “regra do ou”, onde somamos as probabilidades de os dois eventos acontecerem de forma separada: 1/4 + 1/2 = 3/4.

1) Resultado_:) = 3/4.
 

2) A polidactilia, ter mais que cinco dedos nas mãos e/ou pés, é uma característica genética autossômica dominante. Willian, heterozigoto para essa característica, e Alice, mulher sem polidactilia, desejam ter um filho. Qual a probabilidade desse casal ter uma menina polidáctila?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

Resposta:

Willian é “Aa” e Alice “aa”. Fazendo o cruzamento, o casal tem 1/2 de chance de gerar uma criança polidáctila, multiplicando pela probabilidade de nascer uma menina, que tembém é de 1/2 a chance do casal gerar uma menina polidáctila é de 1/4 ( ½ x ½ = ¼). Multiplicando 1/4 por 100 (método para transformar fração em porcentagem) temos 25%.

2) Resultado_:) = 25%.


ESPERO TER AJUDADO!!! CLASSROOM AULA 4/ BIOLOGIA - 3°ano

Respostas

respondido por: guilhermedelima20091
9

Resposta:

c

Explicação:

bons estudos tchau Boa sorte

respondido por: Tauane2601
33

Resposta:

1- d) 3/4

2- b) 25%

Explicação: CLASSROOM

1- A chance de um casal heterozigoto para o albinismo ter uma criança albina é de 1/4. A chance desse mesmo casal ter uma criança não albina, mas portadora do gene para essa característica é de 1/2. Se a criança for albina não será normal portadora do gene e vice-versa, portanto, um evento exclui o outro (ou a criança possui um genótipo ou o outro). Sendo assim, devemos utilizar a “regra do ou”, onde somamos as probabilidades de os dois eventos acontecerem de forma separada: 1/4 + 1/2 = 3/4.

2- Willian é “Aa” e Alice “aa”. Fazendo o cruzamento, o casal tem 1/2 de chance de gerar uma criança polidáctila, multiplicando pela probabilidade de nascer uma menina, que tembém é de 1/2 a chance do casal gerar uma menina polidáctila é de 1/4 ( ½ x ½ = ¼). Multiplicando 1/4 por 100 (método para transformar fração em porcentagem) temos 25%.

ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤


meisyAndrade: certo
Trind4: muito obrigada
Perguntas similares