Respostas
Resposta:
Moça, é só pra vc copiar isso aí no seu caderno...
Para fazermos um resumo sobre as Revoltas Nativistas precisamos usarmos conhecimentos do período colonial brasileiro.
Revoltas Nativistas
As revoltas nativistas ocorreram por conta de várias tensões entre colônia e Coroa, dentre os principais são:
- Crise do Açúcar
- Elevação da Tributação
- Exploração Metropolitana
- Falta de Mão de Obra Escrava
Aclamação de Amador Bueno
Essa revolta foi por conta de uma disputa entre colonos portugueses e ideais da Igreja Católica.
Como o tráfico negreiro não era uma exclusividade dos portugueses, a mão de obra escrava que era de maior uso na colônia brasileira era a mão de obra indígena.
Como a Igreja Católica exigia a proibição da mão de obra escrava indígena, com o argumento que eles poderiam ser salvos da selvageria através da catequização
Os bandeirantes paulistas foram até o grande latifundiário Amador Bueno pedir ajuda numa revolta contra a coroa portuguesa sobre essa decisão jesuítica, contudo o Amador jurou fidelidade à Coroa, o que acabou levando o fim da revolta.
Revolta de Beckman
A revolta dos irmãos Beckman foi pela falta de investimento da Coroa nas colônias.
Com a falta do fornecimento de escravos africanos para a mão de obra na capitania do Maranhão, os colonos começaram a ir em busca da mão de obra escrava indígena, o que causou um conflito com os Jesuítas.
Os irmãos, juntos dos colonos, tomaram a capitania e montaram um governo provisório. Tomás Beckman foi a Portugal falar de seus interesses, mas quando chegou na terra lusa, fora preso e morto. Após isso, o rei Pedro II mandou tropas para eliminar os revoltosos em Maranhão, dando fim à revolta.
Guerra dos Emboabas
A guerra dos Emboabas ficou marcada pela disputa da exploração do ouro na região das Minas Gerais.
Os emboabas eram os primeiros colonos da região de Minas Gerais, e não sabiam de seu potencial aurífero, quem o descobriu foram os bandeirantes paulistas. Com isso, os bandeirantes reivindicaram o direito de apenas eles explorarem o mineral, o que causou a revolta dos emboabas.
O conflito teve seu ápice e também seu término no "Capão da Traição" onde os paulistas iam se render, porém os emboabas ignoraram a rendição e executaram 300 paulistas. Os emboabas acabaram vencendo o conflito, expulsando os bandeirantes de Minas.
Guerra dos Mascates
Foi um conflito entre comerciantes de duas cidades de Pernambuco:
- Olinda: proprietários de terras.
- Recife: comerciantes pobres.
A revolta aconteceu pelos motivos econômicos que Olinda estava passando. Enquanto Recife prosperava, os proprietários de terras de Olinda estavam cada vez mais endividados e mantinham um controle político econômico sobre Recife.
Recife iniciou um processo de independência, com a Coroa portuguesa reconhecendo Recife como condição de Vila (maior autonomia sobre a cidade).
Os senhores de Engenho de Olinda não aceitaram essa humilhação e reuniram tropas contra Recife. Não tiveram grande êxito no combate e perderam em 1711 quando houve a chegada de ajuda imperial e um novo capitão-mor para estabelecer a paz.
Revolta de Filipe dos Santos
A revolta de Filipe dos Santos marca a insatisfação dos exploradores do ouro com os altos tributos que tinham que pagar pelo minério para a Coroa portuguesa.
Para evitar um possível contrabando, a Coroa construiu casas de fundição na Vila Rica, onde transformam o minério em barras de ouro e o transporte em pó seria proibido.
O Filipe reivindicava a diminuição dos tributos e o fim das casas de fundição, porém não foi atendido e as tropas imperiais reprimiram violentamente o movimento, condenando Filipe dos Santos à morte.
Saiba mais sobre "Revoltas Nativistas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/560096
#SPJ2