Respostas
Resposta:
CONCEITO DE TERRITÓRIOS
conceito de território pode ser explicado como um espaço geográfico que possui delimitações, cuja a existência se deve a relações de soberania e de poder. Há casos onde um território apresenta fronteiras fixas e bem delimitadas, como o território brasileiro. Há territórios onde os limites não são bem definidos, como acontece com territórios que são delimitados por grupos terroristas ou então por consórcio de grandes empresas.
O território brasileiro possui uma delimitação que tem o reconhecimento internacional, chamado de soberania. Isso faz com que o Brasil seja considerado como soberano sobre o território, onde pode exercer a sua vontade, de acordo com os interesses dos habitantes.
conceito de ESTADO
O Estado pode ser definido como o conjunto de instituições públicas onde estão inclusos o próprio governo, as escolas, os hospitais públicos, etc. Essas instituições são responsáveis por administrar determinado território (seja um país ou nação) e o seu ordenamento jurídico.
O Estado é considerado de ordem jurídica e tem como propósito atender aos interesses da população, contando com a Constituição Federal, medidas provisórias, leis ordinárias, decretos, etc., que formam uma hierarquia jurídica.
No sentido territorial, o Estado consiste em uma unidade da federação, ou província, sendo o Brasil formado por 26 Estados. Um Estado é uma instituição constituída pelo governo, povo e território e o exercício da soberania territorial é feito pelo Estado. Os territórios brasileiros possuem os seus limites bem definidos e soberanos, com o reconhecimento mundial.
No mundo, existem vários Estados que buscam desenvolver um sentimento de nacionalidade entre os habitantes, tendo como objetivo garantir o exercício de suas respectivas soberanias territoriais, desenvolvendo o pensamento de que aquele Estado é equivalente a uma nação geral. Essa ideia costuma receber o nome de nacionalismo.
O ponto positivo do nacionalismo é que ele pode ajudar na valorização dos territórios e da sua população, mas o nacionalismo em sua forma extrema pode resultar em fascismo, fazendo com que o governo ou população se considerem superiores em relação às demais, como aconteceu na Alemanha com o Nazismo.
CONCEITO DE NAÇÃO
O conceito de nação tem ligação com a identidade, apresentando um sentimento de pertencimento e de unidade entre o mesmo povo. A identidade formada pelos indivíduos faz com que se sintam como parte de determinado grupo. As pessoas que fazem parte da mesma nação compartilham a tradição cultural e histórica, além de ter o mesmo idioma e as mesmas práticas sociais.
Há países onde existe mais de uma nação, como no caso da Espanha, por exemplo, que possui várias nações dentro do seu território, sendo por isso classificada como um Estado multinacional. Em seu território vivem os espanhóis, bascos, catalães, navarros, entre outros. Além disso, também é possível que uma nação esteja dividida em vários Estados.
Nos países onde há mais de uma nação, é mais provável existir um sentimento separatista por parte das nações minoritárias, já que muitas vezes elas desejam que sejam criados Estados independentes, realizando reinvindicações para que isso aconteça
BOA SORTE NOS ESTUDOS