1)
"Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão humana a partir das coisas criadas", declara o Concílio Vaticano I [19]. Segundo Tomás de Aquino, a quem essa doutrina remonta, a teologia cristã é teologia da revelação sobrenatural. Ela pressupõe a teologia natural do mesmo modo em que a graça pressupõe a natureza. O conhecimento natural de Deus pertence ao preâmbulo do conhecimento sobrenatural de Deus e não é objeto da fé, mas sim uma razoável preparação para a fé. Com a ajuda das provas cosmológicas da existência de Deus, todo ser humano razoável pode conhecer que Deus existe e que é um só." Nesse contexto, analise a reflexão a seguir e preencha as lacunas:
"As tradições cristãs entenderam a ____________________________ como um conhecimento da existência e da essência de Deus a partir do "Livro da Natureza", com a ajuda da razão inato dos seres humanos. Esse conhecimento natural e racional de Deus ainda não é um conhecimento de Deus cristão, mas está ao seu serviço como o seu pressuposto universal; A ________________________ se fundamenta em uma "religião natural". Através desse conhecimento, porém, não nos tornamos bem-aventurados, mas apenas sábios. A beatitude é dada apenas pela autocomunicação de Deus na sua revelação através de Jesus Cristo. A revelação sobrenatural de Deus transmite o conhecimento da graça de Deus e leva, por isso, a uma retomada do conhecimento paradisíaco de Deus. O conhecimento da revelação não destrói nem substitui ________________________, mas a normaliza e a completa.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas corretamente:
Alternativas:
a)
Teologia da revelação / Revelação Especial / Revelação Natural
b)
Teologia Natural / Teologia Natural / Teologia Natural
c)
Revelação Natural / Revelação Especial / Teologia Natural
d)
Revelação Geral / Teologia Natural/ Teologia Natural
e)
Teologia Natural/ Teologia Natural / Teologia da Revelação
2)
Teologia natural e teologia revelada são dois caminhos possíveis para se chegar a compreensão acerca de Deus. Complete a seguir as lacunas indicando a relação existente entre elas:
"...começaremos abordando a questão de como chegamos a Deus através das duas vias: a das criaturas e da razão e a da fé e do dogma. Ademais, mostraremos como, de fato, estes caminhos nos dão acesso a duas ordens de verdades distintas acerca da verdade primeira e simplicíssima em si mesma (quoad se), fundando, destarte, duas ciências também distintas, embora não separadas: a ___________________, que a razão elabora e que é a coroa da metafísica e ápice do conhecimento natural humano, e a___________________________, que parte do dogma. Esforçar-nos-emos por ressaltar a superioridade da __________________ sobre a _______________________ e como, longe de entrarem em contradição, harmonizam-se e complementam-se."
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
Teologia natural / teologia revelada / teologia natural / teologia revelada.
b)
Teologia revelada / teologia natural / teologia revelada / teologia natural.
c)
Teologia natural / teologia revelada / teologia revelada / teologia natural.
d)
Teologia natural / teologia natural / teologia natural / teologia revelada.
e)
Teologia revelada / teologia revelada / teologia revelada / teologia natural.
3)
“Teologia Natural é o ramo da filosofia que investiga o que a razão humana sem a ajuda da revelação pode nos dizer a respeito de Deus. É aqui entendida como uma tentativa de determinar as características de Deus ou de chegar a ele sem recorrer à revelação divina (escritura ou experiência mística) ou a qualquer ideia que não seja “natural”. A partir das informações apresentadas, analise as seguintes afirmações acerca da Teologia Natural:
I. A Teologia Natural defende a possibilidade do conhecimento de Deus através do estudo da natureza.
II. Ao estudar Deus através da natureza a Teologia Natural não deixa de levar em consideração o que se encontra registrado nas Escrituras.
III. A Teologia Natural, que é diferente da Teologia revelada, é uma parte da Filosofia da Religião baseada na razão e na experiência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, apenas.
b)
III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II, e III, apenas.
e)
I, II e III estão corretas.
4)
Observar o mundo natural, através de uma perspectiva cristã, não é mera observação neutra, mas uma “lente” pela qual se observa e se pode interpretá-la como uma obra de arte, que contém assinatura de um Criador.
Essa visão faz parte de uma teologia é capaz de relacionar Deus, identificando-o, a partir do mundo natural.
Assinale a alternativa que contém o nome da Teologia a que se refere o texto em questão.
Alternativas:
a)
Teologia da Criação
b)
Teologia da Natureza
c)
Teologia da Ecologia
d)
Teologia da Ciência Natural
e)
Teologia da Conservação
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
1) R:B, 2)R: C, 3)R: C, 4) R: B
CORRIGIDAS.
rsdm:
corretas
respondido por:
6
Resposta:
b c c b corrigida pelo AVA
Explicação:
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