Interpretar um fenômeno linguístico, como a regência e a transitividade verbal, levando em conta as diferentes concepções de gramática, é uma maneira de propor uma verdadeira reflexão linguística aos alunos.
Nesse sentido, assinale a alternativa que associa, corretamente, a explicação da regência do verbo assistir (acepção: ver, presenciar, observar) com a concepção de gramática apontada:
a)
Para a gramática descritiva, o verbo assistir nesta acepção é transitivo indireto, pois essa é a ocorrência mais comum entre os falantes.
b)
Na gramática internalizada, o verbo assistir só pode ser transitivo indireto, pois a relação do falante com os objetos é sempre indireta.
c)
Pela gramática internalizada, o verbo assistir nesta acepção é transitivo direto, uma vez que se pode transformá-lo em voz passiva.
d)
Para a gramática normativa, o verbo assistir nesta acepção é transitivo direto, uma vez que há possibilidade de transformá-lo em voz passiva.
e)
Para a gramática normativa, o verbo assistir nesta acepção é bitransitivo, pois o falante pode escolher a ocorrência que melhor se adapta ao contexto.
Respostas
Resposta:
c)Pela gramática internalizada, o verbo assistir nesta acepção é transitivo direto, uma vez que se pode transformá-lo em voz passiva.
Explicação:O verbo assistir nesta acepção é entendido pela concepção normativa como transitivo indireto, uma vez que rege, obrigatoriamente, uma preposição. No entanto, pelo viés da gramática internalizada, é possível perceber a coerência da utilização do verbo assistir, nesta acepção, como transitivo direto, considerando sua transformação em voz passiva que, normativamente, não admitiria verbos intransitivos. Por meio dessa contradição, é possível justificar a ocorrência do verbo assistir como transitivo direto nesta acepção, no viés da gramática descritiva, uma vez que ela observa também os usos feitos pelos falantes ao longo do tempo.
Pela gramática internalizada, o verbo assistir nesta acepção é transitivo direto, uma vez que se pode transformá-lo em voz passiva.