• Matéria: História
  • Autor: hiagoe485
  • Perguntado 5 anos atrás

“Tendo atrás a estátua do presidente Lincoln e à frente o obelisco que homenageia George Washington, em 28 de agosto de 1963 o pastor Matin Luther King Jr. fez um discurso histórico: “Eu tenho um sonho”. Combatendo o racismo da sociedade norte-americana, o futuro Prêmio Nobel da Paz usou uma imagem interessante para definir o episódio da Declaração de Independência dos Estados Unidos, de 1776: uma espécie de cheque a ser descontado pelas gerações futuras do país.
O líder dos direitos civis explicou que o cheque, levado ao banco por mãos negras, voltou com a marca “fundos insuficientes”. O discurso foi um protesto contra este estelionato, pois os afrodescendentes ainda lutavam por seu 4 de julho [dia da Independência estadunidense], 187 anos depois da ruptura com a Inglaterra. Em defesa do voto feminino, mulheres recorreram a argumentos semelhantes, assim como os conservadores do século XXI do Tea Party – grupo político republicano conservador – invocam o espírito da Independência ao proclamar suas ideias e projetos. (...).”
KARNAL, Leandro. Sonhando com o inimigo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. Edição 74. Novembro 2011, p. 64,

Considerando as informações acima, analise as afirmações a seguir:

I. A independência dos Estados Unidos representou a liberdade política em relação à Inglaterra e também a liberdade de comércio, conquistada com o fim dos vínculos coloniais. Todavia, depois da conquista da liberdade política, a escravidão foi mantida nos Estados Unidos, representando grave atentado contra a ideia de liberdade.
II. Criado em fevereiro de 2009, o Tea Party foi um movimento ultraesquerdista que obteve o apoio de pessoas simples, descontentes com os rumos da política e economia dos Estados Unidos. O chamado decisivo ocorreu quando o apresentador de televisão Rick Santelli, da rede CNBC, falou exatamente o que esse público queria ouvir. Durante seu programa, Santelli disse: “Esta é a América! Quantos de vocês estão dispostos a pagar a hipoteca do vizinho que tem um banheiro extra e agora não pode pagar as contas?”. Ele sugeriu, então, que fizessem um “Chicago Tea Party”. A ideia retomava o episódio da história estadunidense conhecido como Tea Party, importante para o processo de independência do país.
III. Os africanos escravizados foram introduzidos nos Estados Unidos no começo do século XVII. A maioria foi enviada para as plantations de algodão nas colônias do sul. A escravidão, portanto, estava inserida no contexto de expansão mercantilista da época moderna.
IV. As razões históricas para a formação do espírito de liberdade podem ser identificadas com o espírito revolucionário que marcou a Inglaterra do século XVII e as ideias iluministas presentes no processo de independência.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.
Alternativa 2:

I e III, apenas.
Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: renatakbrun
2

Resposta:

Explicação:

Resposta 5

Perguntas similares