Incontestavelmente, a ajuda dada por certos caciques aos conquistadores, as divisões entre os dois incas e a lembrança das invasões cusquenhas encorajaram algumas etnias, se não a se unir aos invasores, pelo menos a não impedir o seu avanço. Os espanhóis dispunham de armas mais eficientes, notadamente as espadas e as facas em aço de Toledo; quanto aos arcabuzes, eram de uso menos corrente, pesados e de manejo complicado. A cavalaria, pelo contrário, lançada contra homens a pé, e extremamente móvel, teve um papel determinante, acrescido pelo efeito de surpresa e de pânico.
O texto trata do processo de conquista do Império Inca pelos espanhóis durante o século XVI, cujo desenvolvimento dos combates revelou
a) o equilíbrio bélico entre ambas as partes no princípio dos conflitos.
b) a dificuldade imposta pela união do Império em torno de Ataualpa.
c) o obstáculo constituído pelo elevado número de soldados nativos.
d) a superioridade do aparelho militar utilizado pelos conquistadores.
e) o triunfo dos incas em diversos enfrentamentos com os espanhóis.
Respostas
A alternativa correta é a Letra D: "A superioridade do aparelho militar utilizado pelos conquistadores".
A conquista da América pela Espanha foi feita a partir do uso de força bélica e violência contra os nativos. Os espanhóis possuíam um aparato militar superior aos dos indígenas, com espadas e instrumentos e cavalaria.
O império Inca estava em guerra quando Francisco Pizzaro, responsável pela dominação da área, chegou no local. A disputa pelo poder entre Atahualpa e Huáscar fragilizaram o império.
Em 1535, após diversos conflitos com os nativos, Pizzaro fundou a cidade de Lima, fazendo ligação entre a antiga região do Império Inca e o Panamá, que também havia sido conquistado.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
d) a superioridade do aparelho militar utilizado pelos conquistadores.