• Matéria: Sociologia
  • Autor: lorinhaxavonellys
  • Perguntado 5 anos atrás

Em relacão a solidariedade social, é correto afirmar que : *

(1) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade manifestada pelas diferenças e marcada pela crescente diferença entre indivíduos por suas crenças e tradições. Já a Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança, pela proximidade, interagindo partes em prol do todo.
(2) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por semelhança. Quando essa forma de solidariedade domina uma sociedade, os indivíduos diferem pouco uns dos outros. A Solidariedade Orgânica é aquela em que o consenso, isto é, a unidade coerente da coletividade resulta de uma diferenciação, ou se exprime por seu intermédio.
(3) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por simpatia: sujeitos diferentes são ligados por valores agregados que constituem o campo da moral e da ética. A Solidariedade orgânica é aquela que estabelece a noção da democracia, pela qual cada indivíduo é livre para fazer suas escolhas, uma vez que a vontade individual é superior à vontade coletiva.
(4)A Solidariedade Mecânica é aquela que estabelece a noção de hierarquia social, do status social, impedindo a mobilização social. A Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança entre os indivíduos, estabelecendo o equilíbrio, já que todos os indivíduos são iguais.
(5) Todas as alternativas estão incorretas



Alguém me ajuda urgente por favor

Respostas

respondido por: Rinji
3

Resposta:

3

Explicação:

Solidariedade Mecânica: de acordo com o sociólogo, está presente em sociedades primitivas, como tribos, aldeias, clãs ou agrupamentos sociais. Nessas organizações sociais, os membros compartilham os mesmos valores sociais, as mesmas crenças religiosas, as mesmas formas de organização e trabalham de forma a suprir as necessidades do grupo como um todo. O compartilhamento de valores, crenças e formas de organização é o responsável pela coesão social.

Solidariedade Orgânica: é característica das sociedades modernas e mais complexas. Os indivíduos que compõem essas sociedades não compartilham das mesmas crenças religiosas, das mesmas formas de organização e nem das mesmas crenças. Cada indivíduo possui uma consciência própria. Nessas sociedades, a divisão do trabalho é evidente e crescente, o que aumenta o grau de interdependência dos indivíduos, uma vez que a dependência entre os seres sociais é grande, pois cada um depende diretamente do trabalho realizado pelo outro. Nesse tipo de sociedade, a coesão social é garantida a partir do direito, regras e leis.

Perguntas similares