É muito antiga a tradição de distinguir a língua associada ao símbolo de poder dos dialetos. O uso do termo dialeto sempre foi carregado de preconceito racial ou cultural. Nesse emprego, dialeto é associado a uma maneira errada, feia ou má de se falar uma língua. Também é uma maneira de distinguir a língua dos povos civilizados, brancos, das formas supostamente primitivas de falar dos povos selvagens. Essa forma de classificação é tão poderosa que se erradicou no inconsciente da maioria das pessoas, inclusive as que declaram fazer um trabalho politicamente correto.
De fato, a separação entre língua e dialeto é eminentemente política e escapa aos critérios que os linguistas tentam estabelecer para delimitar dita separação. A eleição de um dialeto, ou de uma língua, para ocupar o cargo de língua oficial, renega, no mesmo gesto político, todas as outras variedades de língua de um mesmo território à terrível escuridão do não ser. A referência do que vem de cima, do poder, das classes dominantes, cria aos falantes das variedades de língua sem prestígio social e cultural um complexo de inferioridade, uma baixo autoestima linguística, a qual os sociolinguistas catalães chamam de \"auto-ódio\".
Um fator apontado como raiz do preconceito linguístico no texto é *
A)a separação entre língua e dialeto.
B)o trabalho politicamente correto.
C)o complexo de inferioridade.
D)o emprego de uma língua.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra C eu acho
Explicação:
Olha, eu também estou fazendo uma prova com essa mesma pergunta, então eu ACHO que seja a letra C, no final do texto ele menciona sobre o complexo de inferioridade porém se a pergunta fosse "Qual é o tema abordado?" ai sim, seria a letra A, mas como ele pergunta o fator, então deve ser a letra C.
Espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás