Respostas
Resposta:
Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. ... A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.
Explicação:
Bons estudos
Resposta:
A ética e cidadania são conceitos na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.
O ramo da ética está dedicado a vários assuntos morais. A palavra ética é um derivado do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego: “ethos” que significa “caráter” ou “modo de ser”, Para eles, o ethos agia e acolhia os indivíduos-cidadãos, aqueles responsáveis pelos destinos da polis (cidade).
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensarmos, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que nós vivemos. Assim, a ética nos ajuda a distinguir o bem do mal, levando-nos a refletir sobre questões muito pertinentes, tais como: porque faço isto e não aquilo?
A palavra cidadania significa um conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.
Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito do termo cidadania tem se tornado cada vez mais amplo com o desenrolar da história, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.
A ética surgiu como uma consequência de várias leis edificadas pelos hábitos e das virtudes e hábitos gerados por um caráter dos homens. As práticas apontam o conjunto de normas e regras adquiridas por hábito. O ethos refletem à palavra mos (moris) da língua latina, da qual se origina o termo moral. Ética e moral são, do ponto de vista etimológico, apenas sinônimos. Todavia, hoje podemos assegurar uma diferença entre um e outro, porque a ética consegue se coordenar como uma parte da filosofia que trata da moral ou da moralidade do ser humano. Isto é, a moral se apresenta nos dias de hoje como um objeto da ética. Ao iniciar pelas origens do pensamento grego, o mundo do ethos envolve a coletividade (intersubjetividade) e a individualidade (subjetividade) dos indivíduos favorecidos de razão e sentimentalismo.