Além de ser inútil, votar era muito perigoso. Desde o império, as eleições na capital eram marcadas pela presença dos capoeiras, contratados pelos candidatos para garantir os resultados.
José Murilo de Carvalho. In: Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: Uma interpretação.
1. (ESPM – adaptado) No Brasil a Primeira República foi, por excelência, uma república de “coronéis”, traço dominante da cultura política daquela época. Explique como era o voto na Primeira República. *
R=
Respostas
Resposta:
O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
Explicação:
O voto na Primeira República era limitado a homens, maiores de 21 anos, e brasileiros e alfabetizados. É necessário compreender que nessa época essas características compunham apenas uma parte pequena da população.
Além disso, a interferência de coronéis na política tornava as questões ainda mais tensas. Isso porque, se buscava um controle de quem elegia quem. Nesta época, o voto também nomeado Voto de Cabresto.
Acredita-se que neste momento foi definido que apenas um número tão seleto de pessoas votassem justamente para que o poder vigorasse de modo centralizado.
Quer saber mais sobre este assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/5282039