"A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será a bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Alem disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero." Proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul.
SARMENTO, Leila Lauar. Português: literatura, gramática, producao de texto. Volume unico. Sao Paulo: Moderna, 2004, p. 413.
Texto II
Depoimento 2
"Sempre lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as maquinas chegaram lá na Usina. Seu moco, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando e tempo de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem valor social. Ela e feita para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que e duro e ver que aqueles que possuem muita terra e nao dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela."
Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais
Sem Terra (MST), de Corumba - MS.
SARMENTO, Leila Lauar. Português: literatura, gramática, producao de texto. Volume unico. Sao Paulo: Moderna, 2004, p. 414
Ao comparar os dois textos, pode-se dizer
que possuem opiniões
(A) complementares.
(B) opostas.
(C) cientificas.
(D) iguais.
O que o texto I tem em comum com o texto II?
(A) A reforma agrária.
(B) A Constituição brasileira.
(C) As utilidades da terra.
(D) O cultivo da terra.
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
Possuem opiniões
B) opostas
o texto I tem em comum com o texto II :
A ) A reforma agrária
Explicação:
marciaemiliadascola:
disponha sempre que precisar
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás