as moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de atp (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. já a reserva de lipídeos pode durar um mês. o armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem: isolantes elétricos. pouco biodegradáveis. saturados de hidrogênios. majoritariamente hidrofóbicos. componentes das membranas.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
A resposta correta é a letra D) majoritariamente hidrofóbicos.
O armazenamento na forma de lipídeos é vantajoso pela grande quantidade de energia armazenada por grama lipídica. A desvantagem vem do fato de os lipídeos serem hidrofóbicos, sendo difícil a extração de energia por reações de hidrólise, a partir destes compostos.
Já no caso dos carboidratos de reserva, tais compostos são moléculas menos eficientes que os lipídeos no armazenamento energético, porém sua hidrólise é mais rápida, fornecendo menos energia por grama de composto que os lipídeos, porém, em tempo mais curto.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás