• Matéria: Psicologia
  • Autor: gislanereginasjc
  • Perguntado 5 anos atrás

O conceito de representação social situa-se nas fronteiras entre a sociologia e a psicologia. A origem provém do termo “representação coletiva”, desenvolvido por Durkheim. Este sociólogo teorizou que as categorias básicas do pensamento teriam origem na sociedade, e que o conhecimento só poderia ser encontrado na experiência social, ou seja, a vida social seria a condição de todo pensamento organizado e vice-versa. As representações coletivas designavam um conjunto de conhecimentos e crenças (mitos, religião, ciência...). Embora o conceito de representação social seja proveniente do termo representação coletiva, há uma distinção entre eles, apresentada corretamente na seguinte alternativa: Escolha uma: a. Representações coletivas são duradouras, tradicionais e ligadas à cultura, enquanto que as sociais possuem curto período de tempo. b. Representações coletivas e representações sociais apresentam uma única distinção: coletivas representam a psicologia e social a sociologia. c. Representações sociais são transmitidas lentamente por gerações, enquanto que as representações coletivas acompanham os “modismos”. d. Representações sociais se designam de um conjunto de crenças, enquanto que as representações coletivas do conhecimento de senso comum. e. Representações coletivas são típicas de culturas modernas e as representações sociais são tradicionais e duradouras.

Respostas

respondido por: sarahmcss14
25

Resposta:

Representações coletivas são duradouras, tradicionais e ligadas a cultura, enquanto que as representações sociais possuem um curto período de tempo.

respondido por: DiegoDasp
14

Resposta:

Representações coletivas são duradouras, tradicionais e ligadas à cultura, enquanto que as sociais possuem curto período de tempo. Correto

Explicação:

AVA

Perguntas similares