Respostas
Olá!
A termosfera (termos = energia, calor) inicia-se a aproximadamente 85 km de altitude e estende-se por cerca de 600 km, sendo difícil dizer qual é o seu limite com a última camada da atmosfera, pois lá o ar é muito rarefeito. A temperatura volta a aumentar, principalmente devido à alta concentração de partículas com carga elétrica, chamadas íons, em uma região dessa camada. Essas partículas retém ondas de rádio emitidas da terra, impedindo que se dissipem para o espaço. Os íons também são também atuam como filtros para a radiação ultravioleta proveniente do Sol.
De acordo com a Nasa, essa região rica em íons forma a ionosfera e ela ocorre desde 48 km até 965 km de altitude, incluindo tanto a mesosfera quanto a termosfera. Se não fosse pela presença desses íons, as ondas de rádio transmitidas pelas antenas seriam perdidas para o espaço cósmico e não seriam refletidas novamente para a superfície terrestre.
Na termosfera ficam a maioria dos satélites de comunicação e a Estação Espacial Internacional. Nessa camada acontecem os fenômenos denominados aurora austral, na região polar sul, e aurora boreal, na região polar norte. Eles são caracterizados pelo aparecimento de luzes coloridas no céu, que podem ser vistas à noite, em especial nos meses de inverno.
A exosfera (exo = fora) é a camada mais externa da atmosfera. Nela, a temperatura volta a diminuir, porque a atmosfera se torna cada vez menos densa, até desaparecer, por volta de 10.000 km acima da superfície da terra. A exosfera se configura como uma fronteira entre a atmosfera da terra e o espaço cósmico, onde não existe ar. É nessa camada que se localizam os satélites artificiais mais distantes. Como vimos, e outros tipos de satélites artificiais se localizam na termosfera.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/522672