Respostas
Resposta:
Já a pesquisa Gasto e Consumo das Famílias Brasileiras Contemporâneas, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que as dificuldades de acesso da população à cultura consta em primeiro lugar entre os fatores causadores de desigualdades entre os brasileiros, seguido pelo acesso à educação. As famílias com maior poder econômico, diz o estudo, gastam 30% a mais com educação que as mais pobres e, desta forma, têm acesso mais fácil à cultura. Ao tentar traçar o perfil do setor cultural nos municípios brasileiros, o IBGE evidenciou a frágil infra-estrutura da maioria deles na área cultural, especialmente nas cidades pequenas, desde a falta de equipamentos - públicos e privados - até a ausência de políticas públicas para o setor. Apenas 7,3% dos municípios possuem cinemas e 18,8% das cidades têm teatros ou casas de espetáculo. Quanto mais afastada estiver a cidade em relação às regiões metropolitanas, mais chances de haver menos infra-estrutura na área cultural e menor incidência das políticas públicas.
No que diz respeito aos potenciais consumidores de cultura no Brasil também vale destacar alguns dados impressionantes, que demonstram haver ainda um longo caminho a percorrer nos sentido de facilitar o acesso à cultura no país, apesar de alguns avanços já alcançados. Menos de 10% dos brasileiros vão pelo menos uma vez por ano ao cinema, e aqueles que freqüentam as salas com mais regularidade não chegam a totalizar 5%. O diagnóstico sobre o acesso à cultura indica ainda que cerca de 87% dos brasileiros nunca foram ao cinema ver um filme, 90% dos municípios não têm equipamentos culturais, e 92% da população nunca entrou em um museu.
Na área de literatura, as tiragens de livros são de apenas cinco mil exemplares, para um país de 180 milhões de habitantes, e 73% dos livros estão concentrados em 16% da população. O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano, segundo indicadores da pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência. No entanto, quando contabilizada apenas a leitura feita por pessoas que não estão mais na escola, a conta fica em 1,3 livro por ano. Já a média de livros comprados pelos brasileiros fica em 1,1 livro por ano
Espero ter ajudado :)