• Matéria: Português
  • Autor: annalirachel
  • Perguntado 5 anos atrás

casos de crimes ciberneticos que já aconteceram

Respostas

respondido por: fernandaleal170
2

Resposta:

o grupo Anonymous

Depois de um hiato de cerca de três anos, os Anonymous voltaram à ativa no Brasil. O coletivo responsável pelo ataque contra o presidente Jair Bolsonaro atua descentralizado e sem líder, surgiu em 2003 e, desde então, se espalhou pelo mundo com células em diversos países, entre eles o Brasil.

Os ataques ocorreram em meio a manifestações antirracistas nos Estados Unidos, quando passaram a ameaçar expor políticos e autoridades de segurança norte-americana, incluindo o presidente Donald Trump. Com isso, células brasileiras e do mundo foram inflamadas.

No Brasil, os Anonymous ficaram conhecidos por usarem a máscara de “V de Vingança”, personagem fictício . À época, redes sociais de políticos, imprensa, governos estaduais e instituições foram atacadas. A então presidente Dilma Rousseff (PT) e seu vice-presidente, Michel Temer (MDB), também tiveram as redes sociais invadidas. Além deles, os partidos PT, PSDB e MDB também foram alvos da ação do grupo, que também atacou o Exército.

Os Anonymous são qualquer pessoa que simpatiza pelas ideias e tenha as ferramentas para a invasão das redes. O analista de segurança da informação, Diego Buarque, explica que o grupo é conhecido pelo “hackerativismo”, que são hackers que atacam sistemas por motivos políticos ou ideológicos. No caso de Bolsonaro, o grupo utilizou informações privadas e públicas e, segundo o especialista, o conteúdo divulgado está relacionado à troca de conversas que acontecem na Deep Web (internet profunda, em tradução livre, é uma área da web que fica escondida e não pode ser acessada por meio de pesquisa).

“Pelas informações que foram divulgadas, dá para entender que são informações públicas, que você conseguiria pela internet, e informações privadas, como o número de telefone, que é um indício que há um comprometimento de operadoras de telefonia, em que as pessoas vão registrar novas contas de telefone ou internet e acabam sendo interceptadas as informações. Como o presidente usa muito telefone particular acaba acontecendo também esse tipo de vazamento.”


annalirachel: Muito obg
Perguntas similares