qual era o impacto da permanência dos seres humanos caçadores-coletores no meio natural que habitavam
Respostas
O impacto da permanência dos seres humanos caçadores-coletores no meio natural gera o rápido esgotamento de recursos naturais, já que apenas se retira recursos da natureza, sem os repor.
O caçador-coletor ou caçador-recoletor são pessoas que sobrevivem quase que exclusivamente da caça de animais selvagens e do consumo de plantas silvestres.
Grandes populações viviam dessa forma até à revolução neolítica, e essa forma de subsistência era a principal do Homo sapiens, ocupando cerca de 90% de sua história, que como se sabe era nômade neste período. Usufruía dos recursos de determinado local, até que acabassem e então mudava-se para outra localidade.
Em tal época, a agricultura ainda não existia, por isso, se era consumido apenas o que brotava espontaneamente. O homem herdou dos animais, especialmente dos macacos, esse modo de vida.
Viviam usualmente em grupos de cerca de 30 pessoas, número suficiente para consumir recursos de determinado local por um curto período.
Continue seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/26402041
Bons estudos!
Podemos dizer que a permanência dos grupos humanos esgotava temporariamente os recursos naturais localmente disponíveis, razão pela qual eles se mudavam, de tempos em tempos, para outras regiões.
Qual a diferença entre este modelo e o da ocupação fixa?
Diferente do modelo de ocupação fixa, sedentarizado, este esgotamento não era permanente, de modo que, depois de um tempo, os ciclos naturais restabeleciam os recursos naquela região. Deste modo podemos dizer que o impacto era pequeno a longo prazo, já que não havia uma devastação ambiental total, apenas um esgotamento superficial dos recursos.
Mais sobre o nomadismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/14877389