• Matéria: História
  • Autor: helenagbessa
  • Perguntado 5 anos atrás


04-Os filósofos da Escolástica buscavam justifcar a fé pela razão. Porque eles buscavam isso? O que isso implica para a religiosidades? Como isso era feito?

Respostas

respondido por: PROFPRI
0

Resposta:

Defenderam que o combate às heresias, ao paganismo e à não aceitação de Deus ocorreria por meio da formulação de teorias racionais e do conhecimento científico.

Havia, no século XIII, uma iminente necessidade de formação de novos líderes religiosos, o que impulsionou a formação de escolas e universidades cristãs para a formação de novos sacerdotes para a Idade Média. As universidades mais antigas do mundo datam dessa época. Tomás de Aquino formou-se e lecionou em universidades cristãs desse período.

Para efeito didático de catalogação, os historiadores da Filosofia Medieval dividem a escolástica em três períodos distintos:

Primeira fase, Essa fase foi caracterizada pela plena convicção da harmonia estabelecida entre a fé e a razão, advinda, principalmente, das ideias patrística

Foi na segunda fase que apareceram os mais complexos sistemas filosóficos, ficando conhecida também como período tomista.

A terceira fase foi caracterizada pelo início da decadência da Escolástica na Idade Média. Foi nessa época que o domínio e a expansão da Igreja Católica mostram-se demasiadamente rígidos, coibindo muitos aspectos dos estudos filosóficos e controlando todos os aspectos da vida intelectual e cultural na Idade Média.  

Tomás de Aquino enxergou na obra aristotélica a possibilidade de uma via racional que levaria à prova da existência de Deus.

O princípio de causalidade é, para a Filosofia, um princípio elementar que admite que para todo efeito ocorrido no mundo, existe uma causa anterior. Ou seja, se algo aconteceu, existiu um fenômeno anterior que provocou o acontecimento.

Explicação:

Vou explicar durante a aula de hoje.. :)

Perguntas similares