Respostas
Resposta:
no caso podemos afirmar que o imperialismo europeu surgiu quando os países da Europa se lançaram a conquista e colonizar vários territórios presentes na áfrica e na ásia. nesse sentido, tal colonização tinha como principal objetivo dominar os povos para assim impor a sua cultura.
Resposta:
OLÁ!!!!
tudo Bom?
Explicação:
Mapa que informa as nações europeias que possuíram colônias no continente africano.
Dentro do processo neocolonialista que aconteceu no século XIX, a ocupação do continente africano teve grande destaque. Isso porque o continente africano foi amplamente impactado pelo imperialismo, uma vez que, no auge do ciclo imperialista (entre 1884 e 1914), o continente teve apenas dois territórios que não foram ocupados: Libéria e Etiópia.
O historiador Valter Roberto Silvério aponta que três acontecimentos entre 1876 e 1880 foram cruciais para iniciar a corrida de ocupação do continente africano|5|:
A Conferência Geográfica de Bruxelas, encontro promovido por Leopoldo II, rei da Bélgica, com o objetivo de desenvolver os interesses dos belgas na região do Congo;
As ações de Portugal para expandir seu domínio sobre as regiões do interior de Moçambique;
A política francesa para promover sua expansão colonial em regiões da África como Egito, Tunísia e Madagascar.
Esses acontecimentos deram início a uma corrida pela ocupação do continente africano que resultou em uma série de atritos entre as nações europeias. Em decorrência disso, Otto von Bismarck, chanceler alemão, buscando defender os interesses da Alemanha e pôr fim a essas disputas, organizou a Conferência de Berlim, entre 1884 e 1885.