Respostas
Resposta:
Carro
Ao dirigir um carro, por exemplo, você percebe o movimento, velocidade e aceleração do veículo e como essas grandezas refletem no seu corpo.
2 – Ar-Condicionado
No ar-condicionado, a Termodinâmica é utilizada para retirar calor do habitáculo e transportá-lo através de um fluído refrigerante.
3 – Garrafa Térmica
Internamente, as garrafas térmicas são compostas por uma ampola de vidro com dupla parede espelhada, entre as quais existe vácuo. Essa estrutura reduz a troca de calor entre o líquido e o meio externo, uma vez que, impede que a troca seja feita por irradiação (devido ao espelhamento), por convecção (devido ao vácuo) e por condução (vidro é um mal condutor térmico).
4 – Roupas no varal
Você já parou para pensar que as roupas no varal secam mais rápido com a presença de vento? As roupas no varal secam porque a água presa entre as fibras dos tecidos passam do estado líquido para o gasoso. A velocidade do ar sobre a superfície – ou o vento – produz uma menor pressão hidrodinâmica. E, quanto menor a pressão, mais rápida é a mudança de um estado para o outro.
5 – Pão duro
Você já reparou que o pão fica duro de um dia para o outro, caso não esteja guardado em um saco plástico? Isso acontece, porque a maciez do alimento está diretamente relacionada à quantidade de água presente em seu interior. O plástico é impermeável. Portanto, ele impede a saída de água do pão por evaporação. Sem o plástico, a água evapora e, consequentemente, o pão fica duro.
6 – Chama da Vela
Os gases expelidos pelo pavio da vela ficam muito quentes e, por isso, acabam subindo. Isso faz parte de um fenômeno físico chamado convecção, que ocorre em líquidos e gases. Se a vela for colocada de cabeça para baixo, a convecção continua acontecendo fazendo com que os gases quentes subam e a chama fique para cima.
Explicação:
carro, ar-condicionado, garrafa térmica, roupas no varal, pão duro, chama da vela