Por serem seres com reprodução sexuada, os seres humanos são formados por 46 cromossomos, sendo 23 de origem paterna e 23 de origem materna, formando uma célula 2n (diploide). O processo de formação dos gametas, seja espermatozoide ou óvulo, é chamado de meiose. A meiose é um tipo especial de divisão celular que produz exclusivamente células haploides. Para compreendermos didaticamente como este processo ocorre, a meiose é dividida em prófase, metáfase, anáfase e telófase. Adicionalmente, a meiose gera grande variabilidade genética devido a dois importantes fenômenos: o crossing over e a segregação dos cromossomos, fazendo com que cada célula haploide produzida seja geneticamente diferente das demais e da célula parental original. Assim, por meio da meiose, um novo conjunto de genes é criado em cada indivíduo, gerando enorme diversidade. ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2017. Para a realização desta atividade MAPA,
josepi9h:
FAZEMOS ESSE MAPA COMPLETO DE FORMA ORIGINAL SEM RISCO DE PLÁGIO. SOLICITE PELO WHATS 44 9814-1495
Respostas
respondido por:
2
A meiose é um processo de divisão haploide, ela gera gametas sexuais com metade da carga genética das células somáticas, são esses gameta que irão fecundar e gerar um novo ser vivo com carga genética completa na forma de zigoto.
O zigoto irá se desenvolver através de sucessivas mitoses até formar a mórula, ao menos é assim no ser humano. Nas plantas o zigoto não irá formar mórula, ele irá formar uma semente que poderá germinar caso chegue a solo fértil.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás