Respostas
Resposta:
Primários: Os prestadores de cuidados primários (PCP) podem ser médicos, enfermeiros ou assistentes médicos. Existem também algumas especialidades de cuidados primários. Por exemplo, OB-GYNs, geriatras e pediatras são todos médicos de cuidados primários; eles simplesmente se especializam em cuidar de um determinado grupo de pessoas.
Secundários: Quando o seu provedor de cuidados primários o encaminha para um especialista, você está sob os cuidados secundários. Cuidados secundários simplesmente significam que você será cuidado por alguém com conhecimentos mais específicos sobre o que o está afligindo.
Terciários: Uma vez que o paciente é hospitalizado e precisa de um nível mais alto de atendimento especializado dentro do hospital, ele pode ser encaminhado para atendimento terciário. O cuidado terciário requer equipamentos e conhecimentos altamente especializados.
Quatenarios: Os cuidados quaternários são considerados uma extensão dos cuidados terciários. É ainda mais especializado e altamente incomum.
Por ser tão específico, nem todo hospital ou centro médico oferece atendimento quaternário. Alguns podem oferecer cuidados quaternários apenas para determinadas condições médicas ou sistemas do corpo.
Os tipos de cuidados que podem ser considerados quaternários seriam medicina experimental e procedimentos, bem como cirurgias altamente especializadas e incomuns.
Explicação:
Os profissionais médicos frequentemente falam sobre os níveis de atendimento. Eles estão divididos nas categorias de atenção primária, atenção secundária, atenção terciária e atenção quaternária. Cada nível está relacionado à complexidade dos casos médicos em tratamento, bem como às habilidades e especialidades dos prestadores.
Já que você às vezes ouve essas palavras como um paciente, suas definições podem ajudá-lo a entender melhor exatamente a que médicos, enfermeiras e outras equipes médicas estão se referindo. Pode ajudá-lo a navegar no sistema médico e a reconhecer o nível de atendimento que está recebendo.